sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Animação brasileira "O Menino e o Mundo" indicada ao Oscar 2016 fez mais sucesso na França do que aqui


Nesta quinta-feira (14), foi divulgada a lista dos filmes que disputam o Oscar 2016. A 88ª cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 28 de fevereiro. Entre os finalistas, apenas um brasileiro: "O Menino e O Mundo". O longa é uma animação, dirigida pelo paulistano Alê Abreu. 

Apesar de constar entre os mais importantes filmes do cinema mundial, é praticamente desconhecido dos brasileiros. Quando a animação foi lançada por aqui, em janeiro de 2014, apenas por 3,8 mil pessoas em seus dois primeiros dias de estreia. Ao todo, só entrou em 12 salas de cinema - e foi visto por 23 mil pessoas. Mas, na França, arrebatou o público. Mais de 100 mil pessoas assistiram à produção.

O filme também foi aclamado pela crítica e levou o prêmio principal no Festival Internacional de Animação de Annecy - além de ter sido eleito o favorito pelo público. O longa também foi premiado em festivais em Havana, Buenos Aires, Lisboa, São Paulo e na República Tcheca.

O filme conta a história de um menino que sofre com a falta do pai. Então, ele deixa sua aldeia natal e descobre um mundo fantástico, repleto de máquinas-bichos e outros seres estranhos. A trama discute questões do mundo modermo pelos olhos da criança - e tem forte teor político. O peso do enredo contrasta com o traço até infantil da animação, toda produzida em giz de cera. 

A trilha original do filme foi produzida pelo rapper Emicida, e se chama "Os Olhos de uma Criança". A letra mostra esse contraste do desenvolvimento com a inocência. "Selva de pedra, menino microscópico / O peito gela onde o bem é utópico / É o novo tópico meu bem / A vida nos trópicos / Não tá fácil pra ninguém".

Assista ao Treiller:

Nenhum comentário:

Postar um comentário