sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Centro Acadêmico inicia VIII Semana do Curso de Direito da UVA



A VIII Semana do Direito da UVA teve início na tarde desta quarta-feira, 16 de novembro de 2016, no Auditório Central, no campus Betânia. Organizado pelo Centro Acadêmico “Professor Willis Santiago Guerra”, o evento prosseguirá até o dia 18. A solenidade de abertura reuniu profissionais, professores e estudantes e contou com a presença do Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, da Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Osvânia Pinto e do Coordenador Adjunto do Curso de Direito, Flávio Pinheiro.

Com uma programação composta de palestras de diversos convidados, o evento, segundo os organizadores, tem como objetivos “trazer informações que ampliem o conhecimento sobre temas do Direto e promover a integração entre os alunos do Curso de Direito da UVA e destes com profissionais da área”, explica o Presidente do Centro Acadêmico, Pedro Hiago. A Semana do Direito também possui em sua programação a apresentação de 33 trabalhos de acadêmicos do Curso e trêsminicursos, ministrados no Núcleo de Prática Jurídica da UVA, no campus Betânia.

No primeiro dia do evento foram apresentados os seguintes temas: “Aspectos polêmicos da Lei dos Domésticos”, em palestra proferida pelo Juiz do Trabalho de São Paulo, Marcos Scalercio e “O que é uma sociedade justa? Reflexões a respeito das ações afirmativas no contexto social brasileiro”, em palestra proferida pelo integrante da Comissão de Segurança Pública da OAB de São Paulo, Rafael Paiva. 

De acordo com a Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UVA, Professora Osvânia Pinto, “a Semana do Direito é de grande importância para a formação acadêmica dos estudantes e um espaço para manifestação de suas ideias e de suas inquietações”.

Em sua saudação aos estudantes de Direito da UVA, o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho também destacou a importância da realização de eventos acadêmicos pelos estudantes. “É uma vivência muito enriquecedora”, disse o reitor ao lembrar que a UVA tem se empenhado na promoção do desenvolvimento da pesquisa, com o aumento de 128 para 141 bolsas de pesquisa do CNPq e de 307 para 322 o número de bolsas do Programa Bolsa Universidade (PBU), financiadas pela UVA. “Temos trabalhado, não apenas para manter as bolsas de pesquisa, mas também para ampliá-las”, disse o Professor Fabianno.

O reitor também falou sobre os investimentos do Governo do Estado em ações de assistência ao estudante na UVA, como a construção do Restaurante Universitário (RU) – com 70% das obras civis concluídas – e a aquisição do prédio onde funcionará a Residência Universitária (REU) – atualmente em fase de licitação das obras de adequação e aquisição de mobiliário – e que terá capacidade para 220 alunos. “Essas são ações importantes de assistência estudantil que melhoram a vida dos alunos e, consequentemente, o desempenho acadêmico e a participação nas atividades de pesquisa”, afirmou o reitor.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário