quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Kitesurfistas de todo o mundo começam disputas na Praia do Preá


Kitesurfe e Ceará é uma combinação perfeita. No fim de ano, então, o Estado, que é considerado a meca para os praticantes dessa modalidade, é a casa dos kitesurfistas. As praias paradisíacas se unem aos ventos alísios, o que atrai cada vez mais amantes desse esporte.

Até o próximo sábado (24), a terra dos ventos, como é conhecida internacionalmente a Praia do Preá, no município de Cruz, está recebendo os melhores kitesurfistas na categoria Strapless. Esta é a 6ª e penúltima etapa do Global Kitesports Associaton (GKA) Kite-Surf World Tour, campeonato mundial do esporte.

O título mundial, além de premiações que chegam a totalizar 25 mil euros, reúne nomes importantes, como os cabo-verdianos Airton Cozzolino, Matchu Lopes e Mitu Monteiro, e as promessas brasileiras Sebastian Ribeiro e Pedro Matos.

A Praia do Preá tem tudo para definir o campeão mundial. Mas, diante da disputa acirrada, os atletas vão ter que voar alto com a prancha sobre o mar para convencer os jurados. O desafio consiste em fazer a manobra e manter o domínio sobre o equipamento, uma vez que não existe nenhuma alça que o prenda sobre os pés do atleta.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

UVA promove o I Encontro de Negras e Negros da Universidade Estadual Vale do Acaraú


O I Encontro de Negras e Negros da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA, tem o intuito de promover debates, conhecimentos e conscientização acerca da negritude no processo sociocultural brasileiro bem como fortalecer a luta por justiça social e empoderamento político. O Brasil é o país mais negro fora da África e é onde um jovem negro morre a cada 23 minutos. Nunca deixamos de nos organizar, e não deixaremos.

Neste sentido, acreditamos que o 20 de novembro é mais do que uma data simbólica, por isso, tomamos a iniciativa de organizar este evento para debatermos pautas urgentes e necessárias à resistência e à luta do povo negro em tempos de ameaças à democracia e retirada dos direitos sociais e humanos. SE FERE NOSSA EXISTÊNCIA SEREMOS RESISTÊNCIA!!!

Inscrições abertas no site da UVA (AQUI)

PROGRAMAÇÃO:

Dia 19/11/2018
19h Apresentação cultural: Batalha do T.N
19h30 – Mesa de abertura: Vidas negras importam!
Participantes: Jamieson Simões – Militante dos direitos da infância e adolescência, do movimento negro e do PSOL – Fortaleza
Leandro Guimarães – Movimento Social Fome e Batalha do T.N – Sobral
Nildinha – Estudante de História pela UVA e coordenadora administrativa da ONG “Construtores da paz” – Sobral
Mediadora: Joana Darc – Estudante de Ciências Sociais pela UVA e constrói o coletivo JuntAs e Juntos.
Local: Auditório Milton Santos – CCH

Dia 20/11/2018
19h – Apresentação cultural – Mateus Henrique, voz e violão
19h30 – Mesa: Cota não é esmola!
Participantes: Yasmin Loureiro – Graduada em Ciências Sociais, Estudante de Direito pela UFPA e militante do coletivo Juntos e do PSOL – Pará
Emerson Milonga – Instrutor de capoeira do grupo Pura Arte e Professor de Educação Física pelo IFCE e coordenador do NEABI (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas) – Sobral
Saymon Lopes Leandro – Estudante cotista de pedagogia pela UVA, presidente da USES Ceará e Militante da União da Juventude Socialista – UJS – Sobral
Mediador: Domingos Alves – Estudante de Ciências Sociais pela UVA e constrói o coletivo Juntos e o PSOL.
Local: Auditório da Zootecnia – Betânia

Dia 21/11/2018
16h – Oficina de turbante
Facilitadora: Laís Cordeiro – Quilombola, estudante de Ciências Sociais pela UVA e coordenadora do grupo de jovens da comunidade de Batoque.
Local: Centro de Ciências da Saúde – CCS
19h – Apresentações culturais: Cacheada Santtos e Sabrina Sá – Slam das Cumadi e Slam da Quentura
Mesa: Mulheres negras movendo estruturas
Participantes: Ivaldinete de Araújo Delmiro Gemes – Professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Saúde da Família, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) da UVA e Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Saúde, Gênero e Sexualidade (GEPISS/GÊNERO) – Sobral
Karinny Nascimento- Licenciada em CS pela UVA, especializada pela UCAM e mestranda em Sociologia (UFC/UVA). Militante do JuntAs e Juntos e movimento negro e meio ambiente – Meruoca
Joseli do Nascimento Cordeiro – Graduada em História pela UVA, integrante do Movimento quilombola e do movimento sindical rural.
Mediadora: Ana Caroline – Estudante de Ciências Sociais pela UVA e constrói o coletivo JuntAs e Juntos!
Local: Auditório do CCET

Dia 22/11/2018
19h – Mesa: LGBTs pretas: Resistir para existir!
Participantes: Ari Areia – Ator do Outro Grupo de Teatro, jornalista, LGBT e militante do PSOL – Fortaleza
Bicha Poética (PH) – Produtora Cultural do Slam da quentura, Ass. Pedagógica no instituto ECOA, poete marginal, blogueira nordestina e militante dos coletivos Fora da métrica e Levante popular da juventude – Sobral
Sthayne Mesquita – Estudante cotista de técnico em meio ambiente pelo IFCE, militante do movimento LGBT e do coletivo Juntos
Local: Auditório Milton Santos – CCH
Mediador: Raimundo Alves – Estudante de Ciências Sociais pela UVA e militante do coletivo Juntos.
20h30 – Sarau Cultural: Slam da quentura, Roda de capoeira com o grupo “Pura Arte” e grupo de dança Street dance.
Local: CCH

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Prefeitura garante progressão de carreira de 790 professores da rede municipal de ensino


Dentro da política de valorização do magistério, a Prefeitura de Sobral realizou a progressão de carreira de 790 professores da rede pública municipal de educação, sendo 737 progressões horizontais e a progressão vertical de 53 professores. Foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão, sendo a primeira parcela paga na folha de setembro. O restante será distribuído nas folhas de novembro e dezembro.

A progressão horizontal é realizada com base em critérios de desempenho dos profissionais, como participação, produtividade, responsabilidade, planejamento, iniciativa, criatividade, conhecimento do trabalho, relacionamento interpessoal e ética profissional, e o tempo de serviço no cargo, a cada intervalo de três anos. O decreto nº 2.119, que dispõe sobre a progressão horizontal dos professores, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), em 9 de novembro de 2018, com efeitos financeiros retroativos a 1º de janeiro de 2017.

Já a progressão vertical é feita com base no nível de qualificação dos professores que concluem cursos de pós-graduação lato sensu (Especialização) ou stricto sensu (Mestrado e Doutorado). O decreto nº 2.118, que dispõe sobre a progressão vertical dos professores, realizado com base no grau de qualificação dos profissionais, foi publicado no DOM de 9 de outubro de 2018, com efeitos financeiros retroativos a 1º de setembro de 2018.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Startup sobralense cria capacete inteligente para uso de ciclistas


Dentro da edição 2018 do projeto Corredores Digitais, que visa disseminar e incentivar o empreendedorismo e inovação para os jovens, um dos destaques é o Smart Capacete, da startup do aluno sobralense Gean Viana. O projeto é o único do Ceará a participar da Maker Faire 2018 (a maior feira internacional de inventores) e ficou entre os oito projetos destaques, sendo publicado na revista MAKERZINE de Nova York.

Visando o mercado de ciclismo, que vem crescendo em todo o país, a Smart Capacete desenvolveu um capacete que auxilia os ciclistas em seus trajetos, com mais conforto e segurança. O capacete possui sensores de movimento. O equipamento permite, com apenas gestos de mão, a ligação de luzes indicadoras de direção. Além disso, o equipamento possui bluetooth para conexão com smartphones, Leds com pisca-alerta e está sendo trabalhado para que o conforto no uso seja ainda maior.

O projeto, desenvolvido com auxilio da incubadora Corredores Digitais, está sendo testado com grupos de ciclistas e pretende iniciar produção em 2019. De acordo com o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Inácio Ribeiro, juntamente com Inova Sobral, o projeto Corredores Digitais compõe a política de apoio a startups no município.

Em Sobral, o projeto é realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (SECITECE) em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). Desde a sua concepção, em 2010, mais de 100 jovens participantes e 15 empreendimentos digitais foram formados nesse período em Sobral.

Na foto (da esquerda para direita) a equipe da Smart Capacete: João Valdemir do Nascimento, João Carlos Figueredo Tomaz e Gean Viana Rodrigues.

Prevenção de diabetes e lesão por pressão é foco de mobilização no HRN


Doença muitas vezes silenciosa, o diabetes acomete mais de 13 milhões de pessoas no Brasil, o que representa 6,9% da população, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. Buscando prestar um serviço à população para prevenção da enfermidade e tratamento adequado, o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, da rede pública do Governo do Ceará, promoverá no Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, um mutirão de prevenção com o tema “Diabetes e Família – Diabetes diz respeito a toda família!”.

O evento contará com a presença de médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e assistentes sociais do hospital e convidados que darão orientações práticas e será realizado no Sobral Shopping, das 10 às 22 horas. Na programação, testes de glicemia e orientação para a autoadministração de insulina, palestra sobre mitos e verdades da alimentação saudável, exercícios de alongamento para prevenção de complicações e orientações sobre o uso correto de medicamentos.

O mutirão no Dia Mundial do Diabetes também englobará a ação “Mude de Lado”, relativa ao Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, lembrado em 15 de novembro, que traz um alerta para uma medida simples que pode salvar vidas: mudar de lado a pessoa acamada. Na programação do mutirão, a estomoterapia do HRN tratará o tema “No Dia Mundial do Diabetes, o alerta é para a saúde dos pés”, abordando a hidratação e o autocuidado com os pés. “O Dia Mundial do Diabetes e o Dia Mundial da Lesão por Pressão alertam para a prevenção. Constantemente temos ações de educação em saúde com os pacientes e acompanhantes e ações de educação em serviço com os colaboradores”, explica a enfermeira estomoterapeuta do HRN, Cláudia Galdino.

Diagnosticado com diabetes, o vigia Benedito Alves Filho, 49, conta que descuidava da alimentação e da prevenção das lesões. Depois de uma pequena ferida nos pés, Benedito teve uma infecção e foi socorrido para o HRN. Ele se recupera de uma amputação em um dos dedos decorrente da infecção e é acompanhado pela estomoterapia do hospital para evitar novas lesões. “É fundamental esse trabalho para que nós possamos tomar consciência. Para mim, foi uma grande lição”, garante. Agora, Benedito diz conhecer os cuidados necessários com os pés. “Vou procurar um calçado adequado, confortável, cuidarei melhor da higiene dos pés também na hora de secar bem entre os dedos”, afirma o paciente.

12 a 15 de novembro
A campanha de conscientização “Mude de lado” contará com momentos lúdicos e apresentações artísticas entre os dias 12 e 15 de novembro. As lesões por pressão são ferimentos que podem ocorrer em qualquer parte do corpo em que haja saliência óssea, sendo mais comuns nas nádegas, calcanhares e nas regiões laterais da coxa. Na região afetada pela lesão, ocorre a interrupção sanguínea em uma determinada área, que se desenvolve pela pressão aumentada por um período prolongado. “A lesão por pressão aparece por conta da permanência por muito tempo em uma determinada posição. Em geral nas áreas onde há ossos mais proeminentes, deixa de chegar sangue e aquele tecido morre e a lesão aparece”, explica Cláudia Galdino. Esse tipo de lesão é grave e, se não tratada, pode levar a um prolongamento do tempo de internação, aumenta o risco de infecções e pode ocasionar a morte, em alguns casos.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Funcap lança edital com recursos para pesquisadores



O Governo do Ceará, por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), lançou edital para concessão de bolsas e recursos para uso em despesas de logística e infraestrutura laboratorial.

Executado em parceria com o CNPq, o Programa de Bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCR) se destina a doutores com experiência comprovada na execução e coordenação de projetos científico-tecnológicos e de inovação, como destaca o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno.

Os valores das bolsas são divididos por categoria: nível A, R$ 6.200,00, nível B, R$ 5.200,00 e nível C, R$ 4.200,00. Caso necessário, serão concedidos auxílios para instalação e deslocamento.

A ação tem como principal objetivo diminuir as desigualdades regionais e estimular a fixação de recursos humanos com experiência em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), tanto em áreas metropolitanas quanto no interior do estado, como destaca Tarcísio Pequeno.


No edital, o CNPq garante a concessão de até 20 bolsas pelo período de até três anos. Pesquisadores doutores formados em Fortaleza, mas que queiram atuar nas universidades do interior do Estado também podem concorrer ao edital.

Para concorrer à bolsa, os pesquisadores não podem ter vínculo empregatício. Já as instituições de execução dos projetos nas quais os bolsistas estarão lotados devem estar localizadas no Ceará e manter setor de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico e inovação.

O envio de formulários de inscrição pode ser feito até o próximo dia 16 de novembro. A íntegra do edital está disponível no endereço: 

Estudante da rede municipal de Sobral conquista primeiro lugar na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola



A Rede de Ensino Municipal de Sobral continua sendo destaque nacional em educação. Desta vez, a estudante do 5° ano da Escola Elpídio Ribeiro da Silva, Karizia Lima, conquistou o primeiro lugar na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola, na categoria conto. Estudantes de 386 municípios de 11 estados e do Distrito Federal concorreram ao prêmio, que será entregue pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no dia 28 de novembro, em Brasília.

O conto vencedor, intitulado “Os monstros de Luna”, aborda o trabalho infantil e identifica, a partir dos dias da semana, os vilões que obrigam uma criança a abrir mão da sua infância para manter uma jornada de trabalho ininterrupta. Além da categoria conto, a competição reúne também trabalhos nas áreas de desenho, poesia, curta-metragem, esquete teatral e música.

O conto de Karizia foi classificado para a etapa nacional, após obter a primeira colocação na etapa estadual do Prêmio Peteca - Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes. O Peteca é desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, com o objetivo de promover ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.


Ceará Criolo | Coletivo defende população negra em portal inédito


Três publicitárias e dois jornalistas uniram talentos, experiências, inquietudes e sonhos. Nasceu de tudo isso um portal de comunicação com uma proposta inovadora. O Ceará Criolo (www.cearacriolo.com.br) vem para desconstruir. Desmistificar. Ressignificar. Propor um novo jeito de tratar a população negra.

O coletivo defende uma comunicação socialmente inclusiva, afetivamente sustentável e moralmente viável. “Isso quer dizer que a gente não se enxerga no modelo que está aí de jornalismo, de publicidade, de cinema, de arte… O povo preto tem uma cultura riquíssima, é fundamental na formação da sociedade brasileira, é maioria populacional e ainda assim é quase sempre retratado de forma estigmatizada. A gente quer ir na contramão da crise moral e de representatividade que a humanidade atravessa”, diz o jornalista Bruno de Castro.

Como surgiu?
A ideia de criar um portal sobre a negritude surgiu durante o curso “Comunicação e Igualdade Racial Abdias Nascimento”, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindjorce) entre agosto e outubro deste ano. Os comunicadores lançaram oficialmente o espaço no último dia 23/10 e já estão expandindo a proposta inicial.

A princípio, o Ceará Criolo seria composto por cinco seções principais: Afrossaberes, Artigos&Crônicas, História Negra, Perfil e Leitura Crítica. Cada uma com uma vertente específica de promoção de uma agenda positiva sobre a população negra cearense e brasileira.

Diante da excelente repercussão inicial dos trabalhos, porém, o coletivo decidiu abrir pelo menos mais três frentes de publicação na tentativa de abraçar outras formas de produção de conteúdo sobre a população negra.

Assim, o Ceará Criolo terá espaço para reportagens especiais, notícias e fotografias. “Eu espero que o portal sirva para desmistificar esse mito de que no Ceará não tem preto. Que seja um local de encontro dos negros cearenses e do que eles andam produzindo”, frisa a publicitária Tatiana Lima.

Em apenas uma semana de existência, o coletivo já coleciona centenas de seguidores nas redes sociais e tem visto os textos que produz replicados por gente das mais diversas matizes políticas. Inclusive por personalidades internacionais, como o escritor luso-africano Valter Hugo Mãe.

“O Ceará Criolo vem como uma voz que há muito foi silenciada. E este silêncio nós fazemos questão de quebrar. Nossa história não será mais escondida; não será mais pejorizada. Estamos colocando a comunicação a serviço da descolonização do pensamento, do enegrecimento do ser. Chegamos e viemos para ficar”, defende a publicitária e mestra em Psicologia Jéssica Carneiro.

Ação afirmativa
Os comunicadores acreditam que o atual momento político do Brasil exige a existência de espaços de resistência como o Ceará Criolo para direitos civis conquistados depois de muita luta não sejam extintos. “Mais do que uma necessidade, o portal é um grito de vitória; uma ação afirmativa. Somos jornalistas e publicitários decididos a fazer a diferença, a combater o racismo e ir além: mostrar a história escondida, embranquecida, dar voz a personagens invisibilizados. Vamos contar a história de quem está fazendo a diferença nas mais diferentes searas da vida”, acrescenta o jornalista Rafael Ayala.

A ideia do coletivo é a de o portal ser um espaço de construção coletiva. Por isso, colaboradores fixos e temporais já estão sendo captados. “Espero que o portal sirva tanto como de informação honesta e construtiva sobre a negritude quanto para fazer, de fato, uma renovação de narrativas. E é fundamental que a população negra reconheça o seu lugar de fala para que se empodere dos seus processos de significação social. O Ceará Criolo deve ser esse espaço. Localizado regionalmente, afirmado etnicamente, acessível globalmente”, finaliza a publicitária Rayana Vasconcelos.

Curta à página do Ceará Criolono no Facebook e siga-os no Instagram.