A Prefeitura de Sobral, promoveu o I Encontro de Capacitação de Lideranças Comunitárias do Residencial Nova Caiçara, que irão gerir e organizar coletivamente as regras de convivência em condomínio do novo empreendimento.
No último domingo (29), cerca de 130 lideranças que representam os primeiros beneficiários do Residencial Nova Caiçara, a receberem capacitação para melhor se relacionarem neste novo estilo de moradia e ajudá-los a gerir as regras de convivência em condomínio para superá-los novos desafios.
O Encontro foi uma iniciativa da Prefeitura de Sobral, com a participação direta do Prefeito Veveu Arruda (PT), e coordenado pela sua secretária de urbanismo, Dra. Gisela Gomes e demais secretários municipais. O evento teve como objetivo atuar na formação e capacitação das lideranças comunitárias que atuarão como síndicos dos condomínios do Residencial Nova Caiçara, que já foram entregues pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.
As atividades pedagógicas foram coordenadas pelos assessores do gabinete do prefeito: Paulo Flor, Célio Brito e Emídio Silva, com a assessoria das técnicas da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) Olinda Marques e Renata que facilitaram para as lideranças a compreensão das atividades que serão desenvolvidas com os moradores nos condomínios numa reflexão sobre "O Bairro que temos e o Bairro que queremos", com foco na seguinte temática: Gestão do Condomínio, Manutenção Predial, Cultura de Paz e Políticas para a Juventude.
Na ocasião, ficou pactuado entre os órgãos municipais e os moradores do Residencial Nova Caiçara, o desenvolvimentos de ações emergenciais na área da saúde, segurança, educação, limpeza urbana, inclusão produtivas de pequenos negócios e programas sócios - assistenciais, antes da conclusão definitiva dos equipamentos sociais que serão implantados no residencial, tais como: escola, centro de educação infantil,CRAS, centro comercial e centro de desenvolvimento humano. Por fim, na fase da gestão condominial acontecerá reuniões periódicas com todos os blocos para fortalecer a atuação dos líderes, visando a formação do conselho gestor do bairro.
Por Célio Brito