O sobreiro faz parte da vegetação natural da Península Ibérica, ocorrendo em muitas regiões de Portugal e Espanha.
O Curso de Ciências Biológicas da UVA promoverá na segunda-feira, 30 de março, às 16h, palestra com o tema “Da floresta de sobreiros à produção de cortiça” a ser proferida pela Prof.ª Dr.ª Marízia Clara de Meneses Dias Pereira, do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, da Universidade de Évora, Portugal. A palestra será no Auditório do Curso de Zootecnia, no campus da Betânia.
O sobreiro, sobro, sobreira ou chaparro (Quercus suber) é uma árvore da família do carvalho, da qual se extrai a cortiça. O sobreiro, juntamente com o pinheiro-bravo, é uma das espécies predominantes em Portugal, sendo mais comum no Alentejo e serras do Algarve.
O sobreiro faz parte da vegetação natural da Península Ibérica, ocorrendo em muitas regiões de Portugal e Espanha, onde constituía frondosas florestas. Devido à extração da cortiça tem sido cultivado desde tempos remotos.
A cortiça é utilizada para o fabrico de isolantes térmicos; tecido; acessórios como, malas, bolsas, carteiras e sapatos; material para isolamento sonoro e, ainda, na indústria aeronáutica, automobilística, inclusive, aeroespacial. Seu uso mais comum, no entanto, é na produção de rolhas para engarrafamento de vinhos e outros líquidos. Portugal é o maior produtor mundial, sendo a cortiça portuguesa responsável por 50% da produção mundial.
Fonte:
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
comunicacao@uvanet.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário