quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Alunos do 1º Semestre do Curso de Enfermagem da UVA participam de Cerimônia do Jaleco 2015.1



Foi realizada na noite da última terça-feira, 11 de agosto, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde da UVA (CCS), no campus do Derby, a Cerimônia do Jaleco 2015.1, quando os estudantes que ingressam no Curso de Enfermagem recebem o jaleco, simbolizando o início da vida acadêmica. A entrega do jaleco é feita pelo padrinho escolhido pelo estudante, geralmente sua mãe ou pai. O evento contou com a presença da Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne, que também é professora do Curso de Enfermagem.

Entre os objetivos da cerimônia estão também a apresentação do perfil do profissional de Enfermagem, em sues diversos campos de atuação, aos alunos ingressantes e suas famílias. “É um momento especial e que marca o início da vida acadêmica dos alunos na UVA”, afirma a Coordenadora do Curso, Professora Adelane Monteiro. O Diretor do Centro de Ciências da Saúde e professor do Curso de Enfermagem, Manoel Teixeira, deu as boas-vindas e parabenizou os novos alunos pelo início de suas formações na Universidade. “Não é fácil ser admitido no Curso de Enfermagem, vocês bem sabem; e este é um curso de grande importância para a sociedade, então estão todos de parabéns, pais e alunos, por esta realização”, disse o Diretor do CCS. 

Em sua saudação a nova turma de Enfermagem, a Vice-Reitora da UVA lembrou da importância do envolvimento de todos para uma boa formação acadêmica. “Vocês fazem parte de um grupo seleto de brasileiros que puderam ter acesso à uma Universidade, portanto dediquem-se e aproveitem as inúmeras oportunidades de enriquecimento de sua graduação ao longo desses anos que estarão aqui; sejam bem-vindos”, disse a Professora Izabelle.

O jaleco ou bata branca, utilizada por profissionais de saúde, além de identificar os profissionais no ambiente de trabalho, é uma forma de barreira corporal em hospitais e laboratórios, onde é importante haver boa higiene e assepsia, sendo de uso é obrigatório. A cerimônia ressalta também a importância do uso correto do jaleco pelos estudantes. “É preciso usar com responsabilidade e esse cuidado já motivou, inclusive, a criação de leis em alguns estados, que proíbem enfermeiros de utilizarem em ambientes que não sejam de trabalho em saúde”, explica a Professora Andréa Moreira. “O uso adequado influencia também na boa imagem que a sociedade tem do profissional de Enfermagem”, acrescentou a Professora Andréia em sua apresentação aos alunos.

Também participaram da cerimônia, o Professor Cássio Lopes Albuquerque, do Curso de Medicina da UFC e a representante do Centro Acadêmico de Enfermagem da UVA, Maria Thereza Carvalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário