quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Artes plásticas | Jovem sobralense Gabriel Cela é destaque na impresa Nacional


O sobralense Gabriel Cela só tem 18 anos, mas os seus trabalhos parecem de alguém que já teve tempo suficiente para maturar e desenvolver uma técnica que só os grandes mestres possuem. Quando criança já gostava de desenhar e criar histórias o que ao longo do tempo tratou de aperfeiçoar desenhos que compartilha com internautas através de seu blog Monstros de Papel, no Tumblr, que o elegeu como "Usuário Destaque" e o entrevistou. A entrevista foi destaque no Portal O Vermelho/CE e o Blog Sobral Cultural reproduz a entrevista. 

Herança artística
Vale ressaltar que o jovem Gabriel Cela é sobrinho/bisneto do brilhante artista plástico, o cearense Raimundo Cela, vejamos então:

Tumblr: Como e quando surgiu o Monstros de Papel?


Gabriel Cela: Desde criança me interesso bastante por desenhos e histórias. A possibilidade de imaginar e criar sempre me fascinou, mas só em 2012 decidi criar o tumblr depois que minha prima, Luciana, surgiu com a ideia de mostrar o que eu gostava de fazer para mais gente. Ela me mostrou o Inventario de tipos humanos e eu achei incrível! A partir daí continuei explorando outros blogs, principalmente os relacionados à ilustração, cinema e fotografia. Acho que ver tanta criatividade reunida me incentivou a querer fazer parte deste universo de compartilhar todo tipo de arte com o mundo inteiro.

Tumblr: Você deu uma pausa no blog por causa da universidade. O que você está cursando?

Gabriel Cela: Estou cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará. Escolhi este curso justamente pela relação com a arte e com a criação, mas é uma faculdade bem trabalhosa, que exige bastante e por isso, algumas vezes, fica difícil conciliar os desenhos técnicos, plantas baixas, cortes e fachadas com os desenhos livres, as aquarelas e os retratos dos meus monstros de papel (risos).


Tumblr: As ilustrações são só um hobby ou você já faz dinheiro com elas?

Gabriel Cela: Já fiz, mas ainda as considero como um hobby. Sinto que ainda tenho muito o que aprender e não consigo relacionar o que eu faço com um valor monetário…não sei, para mim são apenas meus rabiscos hehehe quero continuar estudando arte, conhecer, ganhar maturidade e aí, quem sabe um dia, fazer arte se torne meu trabalho! Isso me deixaria muito feliz! 

Tumblr: Algum trabalho em especial do qual você é especialmente orgulhoso e porquê? 

Gabriel Cela: Todos sempre carregam muito sentimento, mas fiquei muito feliz com o resultado de um projeto que surgiu por acaso, os Contos de Aquarela. Um dia, rabiscando e experimentando aquarela em uma folha, fiz alguns pequenos rostos que mais tarde, me inspiraram a inventar histórias para eles mesmos. Comecei a escrever uma de cada vez e no final, todas acabaram se interligando e os rostos ganharam vida na minha mente. Gostei bastante desta mistura de ilustrações e contos e tenho vontade de voltar a esse caminho mais vezes.

Tumblr: Alguns desenhos seus têm uma estética que remete à moda. Você já se aventurou por este campo?

Gabriel Cela: Na moda especificamente, não. Gosto muito de cinema e fotografia e penso que são importantes inspirações para mim. Mas acho que, no final, todas as artes estão entrelaçadas e se fazem presentes de diferentes formas no seu mundo, nas suas vivências. Sempre contribuindo para formar o que quer que você produza.

Tumblr: Quem são os artistas que são fontes de inspiração para você?

Gabriel Cela: Gosto muito de Monet, Klimt e Egon Schiele. Recentemente, conheci o trabalho do Joaquín Sorolla e também é incrível. Dos artistas mais novos, sou fascinado pelas obras do Conrad Roset, do Guim Tió e da Paula Bonet. Mas acho que todos os artistas que conheço e as ilustrações que vejo pela internet acabam me influenciando de alguma maneira.

Tumblr: Algum novo projeto para 2015 ?

Gabriel Cela: Quero me dedicar mais ao que gosto de fazer. Desenhar, pintar, criar personagens, histórias, aprender novas técnicas e encarar tudo isso como prioridade! Quanto ao tumblr, gostaria de pensar em novos Contos de Aquarela e postar com mais frequência.


Tumblr: Por que escolheu o Tumblr como ferramenta de publicação?

Gabriel Cela: Bom, além da possibilidade de criar um site com uma aparência bonita, simples e direta, acho que o tumblr é uma ferramenta super legal de compartilhamento de arte. Aqui você descobre muita coisa e espalha o seu conteúdo para muita gente. Isso gera uma troca extremamente positiva. Sem falar que é bem divertido hehehe

Tumblr: Quais os seus tumblrs preferidos?

Gabriel Cela: Curto bastante os temas e o traço do joncarling, as delicadas ilustrações do escocse2, a criatividade da arte colaborativa do gabcollab (assim como o estilo das suas ilustrações pessoais no drawgabbydraw). Gosto também da arte muito bonita e cheia de profundidade do A Valsa dos Erros. Tem também o eranhill que trabalha com arte digital de um jeito incrível e que me lembra a estética de alguns desenhos animados que me encantam. 

Fonte: Blog da Equipe do Tumblr e Portal O Vermelho/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário