quinta-feira, 24 de março de 2016

Cresce número de patentes depositadas pelo IFCE


O Instituto Federal do Ceará, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, tem incentivado pesquisadores a buscarem patentear seus produtos ou processos inovadores. O primeiro depósito de propriedade intelectual do IFCE ocorreu em 2009. Desde essa época, a instituição vem mantendo, de forma contínua, a reivindicações de inovações.

O número de depósitos tem sido ampliado e hoje já são 24 patentes, além de outros 20 pedidos em tramitação. O processo foi acelerado a partir de 2014, com a contratação de um escritório, sob a supervisão do Núcleo de Inovação Tecnológica da PRPI, onde os pesquisadores são atendidos e recebem apoio para elaboração e redação do texto da patente nos termos técnicos exigidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Em 2014, o IFCE conseguiu patentear 5 projetos/produtos inovadores. Em 2015, esse número foi superado e a instituição, por meio da parceria entre PRPI e pesquisadores, obteve 6 patentes. Uma dessas invenções patenteadas foi da professora Lucivânia Monte. Juntamente com sua orientanda, Antônia Tanna Cruz, elas desenvolveram uma tecnologia que gerou patente intitulada. “Aperfeiçoamentos introduzidos em composição e processamento para obtenção de mortadela de frango com adição de soro de leite fluido”.

Segundo Lucivânia Monte, a PRPI deu todo o apoio necessário para que o depósito de patente fosse realizado. “O apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da PRPI foi fundamental. Sem tal apoio, teríamos enfrentado algumas dificuldades, principalmente por não dominar os aspectos legais relativos a patente”, comentou.

O Núcleo de Inovação Tecnológica do IFCE faz parte da estrutura da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Segundo o pró-reitor Auzuir Ripardo, o NIT está à disposição dos pesquisadores do IFCE para esclarecê-los sobre os processos de solicitação de patentes, bem como auxiliá-los na elaboração dos pedidos de depósitos.

Saiba mais
Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com este direito, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar a venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.

Para solicitar um título de patente é necessário depositar um pedido no INPI, o qual, depois de devidamente analisado, poderá se tornar uma patente, com validade em todo o território nacional.

Fonte: IFCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário