Neste Dia Mundial da Alfabetização, 8 de setembro, o Ceará apresenta melhoras significativas na Educação. 84,6% das crianças estão alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Os dados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) 2014 e demostram que os alunos se encontram mais preparados para dar continuidade aos estudos com sucesso. Esse resultado é fruto de um trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, a partir do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). A iniciativa conta com a parceria dos municípios e do Ministério da Educação (MEC).
O PAIC iniciou suas atividades, em 2007, com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. Cinco anos depois, em 2011, as ações foram expandidas ao 3º, 4º e 5º anos, com o lançamento do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5). O PAIC juntamente com outras experiências, contribuiu para a estruturação, por parte MEC, do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
As informações do SPAECE 2014 estão relacionadas aos resultados das avaliações da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º ano. Participaram 97.587 alunos do 2º ano e 115.273 do 5º ano do Ensino Fundamental de 4.192 escolas públicas. Os resultados possibilitam a construção de um indicador, denominado IDE-ALFA, que revela as habilidades de leitura dos estudantes do 2º ano. Para o 5º ano é o IDE-5 que expressa o desempenho médio em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos avaliados neste ano. Essas informações fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição de recursos financeiros entre os municípios e as escolas.
Para se ter uma ideia do avanço em relação ao 2º ano, o percentual de alunos alfabetizados nesta série, em 2007, era de apenas 39,9%. Um acompanhamento entre os anos de 2007 e 2014 demonstra que houve uma redução de percentual de alunos não alfabetizados ao final do 2º ano. Caiu de 32,8% para 0,6%.
Em 2014, também ocorreu a melhoria da aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 35,5%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, era de 3,6% e passou para 27,1%.
Para a diretora da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Josefa Sá, localizada no município de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, o PAIC chegou para melhorar a rotina em sala de aula que ficou mais dinâmica mas com tempo para tudo. “O professor passou a ter um olhar para cada aluno, o que melhorou o planejamento e assim mudou sua prática em sala de aula. O profissional pode identificar quem precisa de mais acompanhamento para melhorar a aprendizagem.” – destaca a gestora.
A partir da implementação do Programa, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico O programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.
Fonte: Governo do Estado do Ceará
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