sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Dom Helder Camara é homenageado em Fortaleza na Praça que recebe seu nome


A Praça da Paz Dom Helder Câmara, na Praia do Futuro, será palco para homenagem neste sábado (5) ao arcebispo que dá nome ao local. Por iniciativa do vereador de Fortaleza, João Alfredo (PSOL), em articulação com o Grupo Dom Helder, o encontro pretende reunir admiradores para celebrar a memória do religioso que lutou pela dignidade humana e contra os crimes da Ditadura Civil-Militar. O evento integra a programação do pré-Grito dos Excluídos, tradicional marcha dos movimentos sociais no dia 7 de setembro.

Através da proposição de João Alfredo, subscrita pelos vereadores Evaldo Lima e Walter Cavalcante, a antiga Praça 31 de Março sofreu modificação e desde 2014 homenageia Dom Helder Camara. De acordo com o projeto do parlamentar do PSOL, a substituição tem como objetivo celebrar a memória de Dom Helder e valorizar a Democracia e os Direitos Humanos, deixando, assim, de reforçar a memória da data de instalação do Golpe Civil-Militar de 1964. “A mudança de nome para Dom Helder Camara é uma homenagem justa a esse fortalezense que pregou a não violência, opondo-se ao Regime Militar e sendo indicado, inclusive, quatro vezes para o prêmio Nobel da Paz”, defendeu João Alfredo.

Ainda em 2011, o local recebeu um “batismo popular” promovido pelo Mandato Ecos da Cidade e por segmentos ligados à Igreja Católica, representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), de Pastorais Sociais e da família Câmara. De acordo com Geraldo Frencken, membro do Grupo Dom Helder, dar à Praça do nome do religioso “é uma atitude que visa semear esperança, dignidade humana e libertação definitiva de todas as formas de opressão tanto do passado, como do presente e do futuro”. Reivindicação antiga das comunidades da Praia do Futuro, a Praça passou quatro anos interditada para reforma e atualmente é uma opção de lazer e encontro para os moradores da região.

Fonte: Ceará News

Nenhum comentário:

Postar um comentário