quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Estudantes desocupam reitoria da UFC



Os estudantes desocuparam a sede da Reitoria da Universidade Federal do Ceará na manhã desta quarta-feira, 2. O grupo, que havia ocupado o local na última terça-feira, 1º, saiu após intervenção da Polícia Federal.

Os estudantes se dirigiram para o Centro de Ciências Humanas da UFC (CCH 3), onde estão reunidos decidindo os próximos passos do protesto. 

Os estudantes reivindicam aumento de verbas para a assistência estudantil e um modelo de educação que possibilite a permanência na Universidade. Além disso, ações como ampliação do restaurante universitário, aumento do valor das bolsas, manutenção e ampliação das residências e creche universitária também estão na pauta do grupo.

Nota da UFC sobre invasão ao prédio da Reitoria 

Durante toda a manhã desta terça-feira (1º), o Vice-Reitor, no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, reuniu-se com cerca de 15 representantes dos estudantes grevistas. Na ocasião, ele recebeu uma pauta de reivindicações, dialogou amplamente e acertou com os discentes encaminhamentos para todas as demandas apresentadas. Também participaram desta reunião o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Ciro Nogueira Filho, seu adjunto, Prof. Manuel Furtado, e o coordenador da Agência de Estágios, Prof. Rogério Mâsih. 

No período da tarde, surpreendentemente, um grupo de pessoas, várias delas mascaradas, arrombou portas da Reitoria, invadiu e pichou o prédio, expulsando funcionários e se apossando do recinto. Mesmo diante da atitude violenta, o Vice-Reitor ainda tentou, novamente, o diálogo com o grupo. No entanto, os invasores negaram-se ao debate e resolveram prosseguir com a ação, sem apresentar, naquele momento, nenhuma reivindicação à gestão da Universidade. O grupo permanece no prédio da Reitoria. 

(Na nota publicada às 18:30 dava conta que os manifestantes permaneciam no prédio da Reitoria da UFC)

Com informações da UFC e do site do jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário