No próximo dia 12 de setembro será lançado o escritório internacional da Central Única de Favelas (Cufa, em Nova York, no Harlem, o maior bairro negro dos Estados Unidos. O movimento já conta com 16 representações fora do País. O escritório deverá ser comandado pelo atual presidente da Cufa no Brasil, Preto Zezé. O evento faz parte da primeira Semana Global da Cufa, que acontece de 12 a 18 de setembro, em NY.
Preto Zezé é cearense, ex-lavador de carro, produtor cultural e musical e rapper. Há poucos dias, teve o filho assassinado em Fortaleza, o que gerou grande comoção na cidade. No lugar de Preto Zezé, a Cufa Brasil deverá ser comandada por Francislei Henrique, de Minas Gerais.
A Semana Global da Cufa tem como objetivo criar uma interação entre as mais diversas favelas do mundo, impactando e sendo impactado culturalmente. A cada ano o evento será sediado em uma cidade diferente do mundo. Nessa primeira edição, as ações terão início no dia 12, no Harlem, e se encerrarão no dia 18 de setembro, na sede da ONU, em Nova York, durante a UN General Assembly. Durante o evento, que reúne importantes líderes internacionais, a Cufa receberá uma homenagem das Nações Unidas pelos 20 anos de atuação na área social.
O evento é uma oportunidade para a Cufa exportar e democratizar o acesso internacional à sua tecnologia social, única no mundo. Além disso, será possível importar novas ideias e gerar debates sobre o papel da cultura popular, dos esportes comunitários, do empreendedorismo social e do empoderamento dos moradores de favelas e periferias como poderosas armas contra o preconceito social e discriminação racial.
Mais informações no site da Cufa
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário