quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Decon orienta consumidores sobre greve de bancos



Diante da paralisação dos funcionários dos bancos, que se iniciou na terça-feira, dia 6, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), órgão vinculado ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), repassa algumas dicas ao consumidor sobre o que fazer durante a greve.

Segundo a secretária Executiva do DECON, Ann Celly Sampaio, até a data do vencimento, as contas podem ser pagas em caixa eletrônico, correspondentes bancários, débito em conta, internet banking, entre outros. Desse modo, o consumidor tem várias possibilidades para manter suas contas pagas dentro da data correta. "Se o consumidor buscou o fornecedor para tentar quitar suas contas e não obteve resposta positiva, o fornecedor não poderá cobrar juros ou multa por atraso", orienta.

O DECON alerta ainda que os consumidores não devem contratar pacotes bancários, cujos serviços desconhece, em razão da oferta para facilitar o pagamento de débitos neste período. Da mesma forma, o consumidor deve ter cautela ao utilizar o caixa eletrônico para o pagamento de suas contas, evitando pedir ajuda a terceiros desconhecidos.

Confira as dicas do DECON:
  • embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados;
  • para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, a recomendação do DECON é que o consumidor fique atento aos prazos de vencimento das contas e entre em contato com a empresa para solicitar opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros;
  • o consumidor deve documentar esse pedido (enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não disponibilize opções para quitar o débito, possa reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor;
  • algumas redes de supermercados têm caixas específicos para o pagamento de faturas de água, luz, gás e telefone;
  • para sua segurança, não aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos.

Fonte: Assessoria de imprensa do MPCE

Um comentário:

  1. CARTÃO DE BANCO CLONADO OU GOLPE DE BANCO???!!!



    Geralmente, sempre ocorre de alguém receber um telefonema, em que a pessoa do outro lado diz ser do banco. E geralmente muitos acabam sendo vitimas desse tipo de situação.

    A pergunta que fica é a seguinte: existe dois cartões magneticos com o mesmo chip eletronico???!!! Ou isso é golpe de banco???!!! Ou, para justificar algum funcionário que passou a mão indevidamente em dinheiro de cliente???!!! Ou, fazer pressão para o cliente mudar de banco ou agência???!!! Alguém já se fez essa pergunta???!!! Porque geralmente sempre se houve esse tipo de história . E geralmente esse tipo de história já é bem velha.

    Ou será que pelo fato de ficarem quase um mês inteiro de greve, como foi o mês de setembro/2016 faltou dinheiro para alguma coisa???!!! Alguém já se fez essas perguntas???!!!



    Jupira Lucas Zucchetti
    (Contabilista em Campinas-SP)

    ResponderExcluir