Profissionais que atuam no mercado de assessoria de imprensa de todo o País participam a partir de hoje, em Fortaleza, do XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI 2015). O evento vai até o próximo dia 3, no Seara Praia Hotel, tendo como tema central “A credibilidade da informação jornalística na era da comunicação digital”. o ENJAI reune cerca de 300 participantes, entre jornalistas profissionais e estudantes. O encontro é uma promoção connunta do Sindicato dos Jornalistas profissionais no Estado do Ceará e Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
“Queremos debater o jornalismo a partir da lógica desse segmento que representa boa parte dos profissionais do mercado”, explica Celso Schröder, presidente da FENAJ e da Federação dos Periodistas da América Latina e Caribe (Fepalc).
De acordo com a pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro, realizada Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria coma FENAJ, 40,3% dos jornalistas no país atuam fora da chamada mídia tradicional, ou seja, em atividades como assessores de imprensa/comunicação. Deste total, 39,4% têm carteira assinada.
“Entidades públicas e privadas, empresas, organizações não-governamentais e governos percebem cada vez mais a importância estratégica da comunicação e da difusão de informações”, afirma o presidente da FENAJ. O evento conta com patrocínio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Ceará, Banco do Nordeste, Câmara Municipal de Fortaleza, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Naturágua.
Durante o encontro serão apresentados, também o resultado de uma sondagem feita junto aos cursos de Jornalismo sobre o ensino de assessoria de imprensa e os novos currículos dos Cursos de Jornalismo e uma pesquisa sobre o controle editorial nas redações brasileiras.
A Assessoria de Imprensa é uma importante área para o exercício profissional dos jornalistas, tanto que as próprias novas DCNs, no seu artigo 3º, determinam “incluir, na formação profissional, as rotinas de trabalho do jornalista em assessoria a instituições de todos os tipos”. Por isso, com esta primeira sondagem geral, a FENAJ pretende iniciar um mapeamento que posteriormente será aprofundado e ampliado, com mais questões a respeito da formação com foco em assessoria.
Já a pesquisa sobre o controle editorial nas redações brasileiras é um aprofundamento da pesquisa “Quem é o Jornalista Brasileiro” mais voltada para as questões da ética profissional. A ser lançada em novembro de 2015, tal pesquisa foi proposta pelos professores Mário Messagi Júnior e Ester Athanásio, da UFPR, e será aplicada pelo Departamento de Jornalismo da instituição, com apoio da FENAJ.
Conselho de Representantes
Após o encerramento do ENJAI, no domingo haverá reunião extraordinária do Conselho de Representantes, composto por um representante de cada Sindicato filiado à FENAJ. Entre outros assuntos estará em debate a emissão das carteiras de jornalistas.
Fonte: Brasil 247
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