Sobral sediou, na última sexta-feira (27), o XIV Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará. Com o tema 'Por um pacto federativo, em defesa do SUS', o congresso reuniu prefeitos, secretários de saúde e adjuntos, no auditório do Sesi/Senai Sobral. Na ocasião, também foi inaugurado o núcleo do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde da Região Norte.
Para o prefeito Veveu é possível buscar soluções inovadoras para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “Devemos buscar experimentos constitucionais locais, como o modelo de consórcios de saúde que mantém as Policlínicas e CEOs. Se pensarmos juntos, com os recursos que nós temos podemos fazer mais. Falo por experiência própria na Prefeitura de Sobral. Estabelecemos foco e prioridades dentro da saúde e alcançamos resultados melhores. Quando assumi a Prefeitura de Sobral a taxa de mortalidade infantil era de 18 óbitos para cada mil nascidos vivos. Estabeleci uma meta ousada para reduzir essa taxa para um dígito e hoje estamos com a taxa de mortalidade infantil em 8,9, a menor da história do município”.
O evento contou com a participação do secretário de vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi; o vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares; o secretário executivo do Cosems, Jurandi frutuoso; da secretária Executiva da Secretaria de Saúde do Estado, Lilian Amorim; do presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Expedito do Nascimento; da secretária de Saúde de Sobral, Mônica Lima; da secretária adjunta de Saúde, Zezé Leal.
O congresso contou com a parceria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).
Fonte: Blog de Sobral
Nenhum comentário:
Postar um comentário