A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) divulgou no dia 22 de março o resultado do Edital nº 09/2015 - Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI). No total, foram contemplados 59 pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa localizadas no interior do Ceará. As propostas aprovadas abrangem as áreas de Engenharia e Computação; Agropecuária, Medicina e Saúde; Ciências Sociais e Humanas e Recursos Naturais e Biodiversidade.
O Edital recebeu 232 projetos, com propostas de pesquisadores de 19 municípios do interior do Estado, das seguintes instituições: UFC; Urca; UVA; IFCE; Uece; Unilab; UFCA; Embrapa e INTA. Os selecionados terão direito a uma bolsa com valor mensal de R$ 1 mil durante 24 meses, além de quotas de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) e um adicional de bancada no valor de R$ 1,5 mil. Esse valor será destinado a itens de custeio e capital, com ênfase em despesas que promovam a mobilidade de docentes e discentes, no âmbito do programa.
De acordo com o diretor científico da Fundação, professor Luiz Drude de Lacerda, o Programa BPI é um valioso instrumento para a interiorização da Ciência no Ceará. “A grande oportunidade de um sistema forte de C,T&I estadual é a possibilidade de aplicar políticas assimétricas quando necessário, seja para contemplar áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social de sua população, seja na diminuição da desigualdade regional dentro do próprio estado”, afirma.
O Programa BPI tem por objetivo promover a atração e a fixação de pesquisadores doutores, com boa produtividade científica em desenvolvimento e inovação tecnológica, para atuação em Instituições de Ensino Superior e/ou Instituições de Pesquisa localizadas em municípios do interior do Ceará.
Confira o resultado:
Fonte: Funcap
Nenhum comentário:
Postar um comentário