quarta-feira, 29 de abril de 2015

COELCE e CAGECE vão aderir à plataforma de atendimento virtual do DECON



O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), realizou nesta quarta-feira (29), na sede da Procuradoria Geral de Justiça (rua Assunção, 1100, bairro José Bonifácio), a adesão de empresas cearenses e o treinamento para a plataforma www.consumidor.gov.br.

Representantes da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Ibyte, Companhia Energética do Ceará (Coelce) e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) já confirmaram presença e adesão ao serviço de atendimento virtual.

Parceria
O consumidor.gov.br é uma parceria da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) com Procons e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e é uma ferramenta que traz a praticidade de fazer uma reclamação pela internet, sem que o consumidor precise se deslocar até a sede.

Assim que se cadastra e registra a reclamação, a empresa tem o prazo de 10 dias para interagir e responder ao consumidor. Ao DECON cabe monitorar as reclamações e respostas, organizando os dados para os indicadores das empresas que mais ajudaram (ou não) os clientes.

Reclamações
Desde seu lançamento em agosto do ano passado, o DECON já contabilizou 2.335 reclamações finalizadas no Estado, sendo que 77,26% foram resolvidas. A fase inicial de implantação da plataforma teve a participação apenas das empresas nacionais que prestam serviço no Ceará, como as de telefonia, de TV por assinatura, bancos e outros.

“Nesse segundo momento as empresas cearenses passam a aderir ao serviço e o CDL será importante multiplicador para conscientizar os lojistas”, afirma a secretária Executiva do DECON, promotora de Justiça Ann Celly Sampaio.

Com informações do MPE

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