segunda-feira, 22 de junho de 2015

Anuário do Ceará 2015 traz capítulo sobre mestres da cultura

José de Abreu Brasil, o Palhaço Pimenta, foi nomeado mestre da cultura em 2013, na abertura do VIII Encontro Mestres do Mundo


O Anuário do Ceará, a publicação mais antiga em atividade no Estado, é um conjunto de guias sobre diversos campos. Além do tradicional Guia das Cidades e de capítulos sobre economia e representação parlamentar, é possível encontrar também uma seção inteiramente dedicada à cultura cearense.

O capítulo traz um mapeamento dos patrimônios históricos cearenses, divididos em bens tombados pela União no Ceará, bens tombados pelo Estado na Capital e no Interior e bens tombados em nível municipal em Fortaleza.

As seções contam com, respectivamente, 35, 46 e 29 bens listados, totalizando 110 títulos no capítulo, alguns dos quais vêm acompanhados de imagens do local e de breve texto sobre sua história e importância para a cultura do Estado.

A publicação também lista os Mestres da Cultura cearenses, nomeados de 2004 a 2013. Anualmente, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) diploma pessoas, grupos ou comunidades que produzem, conservam e transmitem a cultura popular adiante.

Com cerca de 100 inscritos em cada ano, são selecionados no máximo 12. O número total de escolhidos desde 2004 não deve ultrapassar 60 e eles devem estar em atividade.

Os trabalhos dos mestres incluem maracatu, cerâmica em barro, boi-bumbá, xilogravura, cordel e reisado, entre outras tantas práticas.

Religiosidade

O Anuário traz também um mapa com as nove dioceses do Estado. Os textos trazem informações como bispo responsável, padroeiro da diocese, padroeiro da cidade e telefone para contato.

É possível, também, encontrar a relação dos bispos diocesanos (com os respectivos telefones e emails) e agenda dos principais eventos católicos do Estado.

Serviço
Lançamento do Anuário do Ceará 2015-2016Quando: Hoje, às 20 horas
Onde: La Maison Dunas, salão CidadePara comprar o Anuário
Quando: A partir de amanhã, 23Onde: bancas, livrarias e sede do O POVO
Assinantes podem solicitar pelo Call Center: (85) 3254 1010Valor para assinante e na festa: R$ 79
Valor na venda avulsa: R$ 99

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário