segunda-feira, 1 de junho de 2015

Escola Profissional de Massapê será palco de Audiência pública sobre usina fotovoltaica


O projeto da usina fotovoltaica de interesse da Fotowatio do Brasil Projetos de Energias Renováveis Ltda será discutido em audiência pública a ser realizada no dia 02 de junho, a partir das 10h, na Escola Profissional Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque, Rodovia CE 362, Km 81, Bairro Cruzeiro, no município de Massapê-CE. Na ocasião, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Impacto Ambiental (Nuiam), irá presidir o evento que tem como objetivo apresentar os estudos ambientais referente ao empreendimento.

O empreendimento possuirá potência nominal de 30 MW e será composto por 129 mil módulos solares, em área de implantação de 100,83 hectares, no município de Massapê. O projeto compreende dois elementos principais: a planta solar fotovoltaica e a infraestrutura elétrica de transmissão de interesse restrito, compreendida pela subestação e pela linha de transmissão até o ponto de conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN).

O parque solar será instalado em uma região com potencialidade para a geração de energia elétrica por meio da irradiação solar (luz). A captação e transformação da luz solar ocorre por meio de células fotovoltaicas, através do efeito fotovoltaico que gera uma corrente elétrica sem a necessidade da intervenção de efeitos mecânicos ou físicos.

Audiências Públicas

As audiências públicas têm o objetivo de apresentar o projeto do empreendimento objeto do licenciamento ambiental e do seu estudo ambiental para a população, esclarecendo dúvidas e recolhendo dos presentes críticas e sugestões. É necessária a participação popular, principalmente das comunidades diretamente envolvidas.

Antes de sua realização, a Semace promove a divulgação do evento através de veículos de comunicação, comunidades afetadas direta ou indiretamente, além de órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Após sua realização e conclusão do estudo, a equipe multidisciplinar da Autarquia deverá emitir um parecer técnico para apreciação e aprovação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) sobre a emissão da licença ambiental.

Fonte: Assessora de Imprensa da Semace

Nenhum comentário:

Postar um comentário