O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, anunciou, nesta sexta-feira (19), no Palácio da Abolição, a liberação de R$ 94 milhões para implantação de sistemas de abastecimento de água para 64 comunidades rurais cearenses situadas ao longo Eixo Norte do Canal de Integração do Rio São Francisco. A água será captada no próprio canal e atenderá a populações situadas até 5 quilômetros das suas margens. As obras serão executadas pela Secretaria das Cidades do Ceará, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Os recursos se somam aos R$ 70 milhões já anunciados pelo governador Camilo Santana, na última terça-feira, na abertura do seminário Pec Nordeste, também destinados ao combate aos efeitos da estiagem no Ceará.
Com a chegada das águas do São Francisco prevista para o fim do ano que vem, as mais de 30 mil pessoas atendidas com esses sistemas de abastecimento serão os primeiros cearenses diretamente beneficiados com a transposição do Rio São Francisco.
As comunidades ficam nos municípios de Jati (12 comunidades), Penaforte (4), Brejo Santo (13), Barro (1) e Mauriti (34). Os sistemas de abastecimento foram projetados e desenvolvidos em parceria entre o Ministério da Integração Nacional e Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs).
“Além de fazermos as ligações intradomiciliares, vamos construir Estações de Tratamento, para que essas famílias recebam água tratada, de boa qualidade”, ressaltou o secretário das Cidades, Ivo Gomes, ao acrescentar que a estrutura deverá ficar pronta até o final de 2016.
Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria das Cidades do Estado do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário