sexta-feira, 31 de julho de 2015

Ministro da Saúde visita Sobral e libera R$ 9 milhões para o HRN

Ministro da Saúde, Arthur Chioro, é recepcionado no aeroporto pelo prefeito Clodoveu Arruda

Na manhã desta sexta-feira, dia 31, o visita do ministro da saúde, Arthur Chioro, desembarcou em Sobral acompanhado pelo Governador Camilo Santana, o deputado federal Odorico Monteiro, e gestores da saúde estadual. No aeroporto Virgílio Távora foi recepcionado pelo prefeito Clodoveu Arruda, o vice-prefeito Carlos Hilton e a secretária da saúde do município, Mônica Lima, além de prefeitos de outras cidades, políticos e autoridades locais. Vários profissionais da saúde também compareceram ao desembarque, entre eles o médico neurocirurgião, Dr. Gerardo Cristino Filho.

Em seguida, Artur Chioro visitou as instalações do Hospital Regional Norte (HRN), elogiando a infraestrutura e o aparato tecnológico disponibilizado pelo hospital. Reconheceu o bom trabalho que vem sendo realizado pelos gestores, equipe de funcionários e médicos, destacando a importância do HRN para a assistência à saúde da população da zona Norte. Também ressaltou o compromisso do Governador Camilo Santana e do prefeito Clodoveu Arruda na gestão da saúde do Ceará em parceria com o Ministério da Saúde (MS).


Durante solenidade de acolhimento no auditório do HRN, o ministro Arthur Chioro falou sobre o momento difícil de que passa o País, haja vista a retração econômica, e, consequentemente, os recursos que não contemplam todas as necessidades da saúde. Na oportunidade, assinou duas portarias que libera o aumento de teto financeiro para o HRN na ordem de R$ 9 milhões por ano, "Estes recursos vão ajudar ao Governo do Estado a dar continuidade ao funcionamento do HRN e garantir o atendimento não só da população de Sobral, mas de toda zona Norte, inclusive da capital, pois tenho o conhecimento de que muitos pacientes de Fortaleza são atendidos aqui no serviço de Neurocirurgia", disse Chioro.

Com uma agenda de visitas no Ceará sobrecarregada, o ministro cancelou sua visita à Policíclica de Sobral, Bernardo Félix Ibiapina. A mesma agenda foi a justificativa de não poder visitar outro importante equipamento de saúde de Sobral, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Entretanto, o ministro Artur Chioro destacou a importância do Hospital para o atendimento de traumas na região. "A Santa Casa de Sobral é uma instituição quase centenária e que tem um papel importantíssimo no sistema que vem se esforçando em garantir à população dessa cidade uma assistência integral", explica.


Sobre a questão da epidemia de traumas, o ministro Arthur Chioro discorreu sobre o assunto que vem preocupando o Governo. "Nós não vamos enfrentar o problema dos acidentes, particularmente os acidentes de motocicleta, que viraram um epidemia em todo País, se nós não aliarmos políticas cada vez mais consistentes de prevenção, de fiscalização. Ontem, na reunião com os governadores, a presidente Dilma apresentou um plano de segurança no trânsito, em defesa da vida, que vai consistir em um conjunto de medidas articuladas e Governador Camilo Santana está muito comprometido com este tema e tenho certeza que vai envolver todas as cidades do Ceará” diz Chioro.Prevenção

“Não adianta continuar aumentando leitos de UTI, cirurgias de trauma, reabilitação, sem contar a perda de vidas, o impacto na previdência social, o impacto na economia, o sofrimento das famílias, e não atacar a raiz do problema. Nós na saúde ficamos com as consequências dessa epidemia, pois temos que atender as vítimas. Enfim, o que nós precisamos é agir preventivamente, pois a motocicleta é uma realidade, ela está presente hoje em quase todas as atividades, desde à cidade ao campo, mas nós precisamos fazer que isto funcione de forma adequado, na prevenção, e assim debelar este quadro que é de epidemia”, finaliza Chioro.

Fonte: Blog Encontro com a Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário