Entre os dias 1º e 7 de agosto, a Secretaria de Saúde de Sobral estará promovendo a IV Semana Sobralense de Aleitamento Materno, que tem o tema ‘Amamentar: direito da mulher no trabalho’. O objetivo da semana é “discutir e sensibilizar a sociedade, principalmente, as mães que é possível retornar ao trabalho e continuar amamentando”, comenta a coordenadora do Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Júlia Santos.
A abertura, que acontecerá na manhã do sábado (1º), será marcada por uma passeata que partirá da Praça de Cuba e seguirá até o Beco do Cotovelo. De 5 a 8 de agosto, serão realizadas palestras na Santa Casa, Votorantim e Grendene, parceiras importantes no processo de conscientização. Para reconhecer a luta de mulheres que conseguiram vencer dificuldades e amamentar seus filhos, na quinta-feira (6), às 18h, no Teatro São João, será realizado a coroação das “princesas do aleitamento materno”, com 33 mulheres escolhidas pelos Centros de Saúde da Família (CSF) de Sobral.
Para finalizar, na sexta-feira (7), acontecerá o ‘Workshop Interdisciplinar do Aleitamento Materno: Uma Interface nos Direitos da Mulher Trabalhadora que Amamenta’, no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A inscrição para esta ação deve ser feita até o dia 5 de agosto, no Trevo de Quatro Folhas, Santa Casa, Coordenação do Curso de Enfermagem da UVA, Faculdade Luciano Feijão, Coordenação do Curso de Enfermagem das Faculdades INTA. No ato de inscrição, os participantes deverão doar um frasco de vidro (maionese ou café solúvel), que será destinado à campanha de coleta de leite humano.
Durante toda a campanha, os CSF estarão realizando atividades voltadas para as gestantes e mães com bebês de até 2 anos. A Estratégia Trevo de Quatro Folhas participa com a realização de oficinas para agentes comunitários, profissionais de saúde, acadêmicos de enfermagem e áreas ligadas à saúde. A ação é uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Faculdades INTA, UVA, Faculdade Luciano Feijão e Universidade Federal do Ceará.
Fonte: Blog de Sobral
Nenhum comentário:
Postar um comentário