A presidente Dilma Rousseff pediu nesta quarta-feira (11) que o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, delegue à mineradora Samarco e suas controladoras, Vale e BHP, todos os custos para recuperar os municípios atingidos pelo rompimento de duas barragens na região de Mariana, em Minas Gerais.
Segundo a reportagem apurou, a presidente tem dito a aliados que não é papel do governo federal assumir as despesas de uma tragédia causada por empresas privadas.
O ministro da Casa Civil vai organizar um reunião, que deve acontecer ainda esta semana, com representantes da mineradora e da Defesa Civil, além do Ministério da Integração Nacional, para discutir, principalmente, os gastos com abastecimento de água nas cidades atingidas pela lama.
O objetivo é que os municípios apresentem as contas quanto a carros-pipa, adutoras e sistema de abastecimento para que a Samarco pague todas as despesas. Ainda de acordo com auxiliares de Dilma, a mineradora não tem se recusado a prestar ajuda na região, mas é preciso ficar claro, dizem, que as empresas devem ficar com todo o ônus e paguem as contas apresentadas pelos prefeito.
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário