quinta-feira, 17 de março de 2016

Veveu Arruda expõe opinião sobre o momento político brasileiro


Em carta aberta divulgada na manhã desta quinta-feira, 17 de março, o prefeito de Sobral Veveu Arruda expõe seu ponto de vista sobre o momento político pelo qual passa o nosso país. Confiram!

Lutar pela democracia e contra o golpe

Sei que não é fácil interpretar os fatos numa situação como a que vivemos em nosso país. A mídia, sobretudo a televisiva, infelizmente parece que anulou o senso crítico das pessoas, na dimensão individual e coletiva, substituindo-o por uma atitude política bovina, por uma postura social de carneirinho global.

O que ela diz, repetidas e repetidas e repetidas e repetidas e repetidas vezes "deforma" a compreensão de muitos que não se ocupam em fazer uma análise crítica mais criteriosa do que ouvem pelas vozes dos que anunciam notícias e fatos sob uma concepção preconcebida, a serviço de uma intenção política que se esconde na estética de um discurso falso moralista.

E pior, que mascara a verdadeira intenção de uma política econômica e social excludente, que produz uma nação rica, mas profunda, violenta e brutalmente desigual, vivificando a terrível e nojenta cultura política da Casa Grande e Senzala. E muito pior, muitíssimo pior, que trás a enganosa crença num discurso fascista da negação da política (com a sua expressão da pluralidade democrática e social em que vivemos), cujas consequências trágicas a história nos revela, por exemplo, na Alemanha, com Hitler e na Itália, com Mussolini. E mais recentemente com Berlusconi na Itália e Bush nos EUA. Ingenuidade ou ilusão ?

Ilusão, ilusão, ah ilusão, há quantos caminhos enganosos nos conduz?

Nunca me esqueço de um fato, quando advogava para os movimentos sociais: o apelidado Índio, nascido numa família de trabalhador rural, virou um Pistoleiro a serviço de grandes e gananciosos latifundiários que exploravam gravemente aos trabalhadores rurais. Índio assassinou trabalhadores rurais como o Benedito Tonho, líder da comunidade de Queimadas, na cidade de Coreaú, no Ceará, e ameaçou de morte ao advogado dos trabalhadores.

Hoje, triste, vejo muitos Índios e Índias se manifestarem...

Mas, amigos e amigas, do mesmo jeito que lutei contra a ditadura militar, lutei pela consolidação das liberdades constitucionais, lutei pelos direitos de trabalhadores e trabalhadores, do mesmo jeito que luto através de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos sobralenses, especialmente dos que mais precisam, lutarei com todas as minhas forças para preservar a democracia e lutarei, nas ruas e nas praças, contra o golpe em andamento, e em favor do Estado Democrático de Direito, na construção permanente de uma sociedade justa, solidária e fraterna, democrática e republicana.

Clodoveu Arruda

Fonte: Sobral em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário