Na terça-feira, 14, o Facebook disponibilizou acesso a nova ferramenta para prevenção de suicídio no Brasil. O projeto, desenvolvido em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), leva em consideração que pessoas contemplando a ideia de suicídio podem emitir sinais de alerta em suas publicações nas redes sociais.
Amigos poderão intervir ao identificar publicação com sinais alarmantes (Imagem: Divulgação)O projeto já estava disponível em países como Estados Unidos e Austrália e, agora, foi lançado globalmente. Funciona assim: ao perceber que um amigo postou conteúdo que possa indicar tendência ao suicídio ou automutilação, o usuário pode escolher “denunciar a publicação”, clicando na seta no canto direito superior do post.
Ao fazer isso, a plataforma perguntará o que está acontecendo e a resposta deve ser: “acredito que não deveria estar no Facebook”. Depois, a questão é “o que há de errado?”, quando o usuário poderá escolher a opção relacionada ao suicídio.
O usuário que fez a postagem alarmante receberá, então, mensagem em seu perfil avisando que um de seus amigos está preocupado com ele – sem identificar quem fez o aviso –, oferecendo algumas opções possíveis: enviar mensagem a um amigo, conversar com agente do CVV pelo telefone, chat ou e-mail ou, ainda, receber dicas do que fazer.
O autor da “denúncia” também receberá lista do que pode fazer: oferecer ajuda ao amigo, conversar com outros amigos e ver dicas de como abordar o assunto com a pessoa. Além de contribuir com as “denúncias” de publicações, o Facebook contribuirá com o Centro de Valorização da Vida, oferecendo publicidade gratuita na rede social para o recrutamento de novos voluntários.
Fonte: Portal Comunique-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário