segunda-feira, 22 de agosto de 2016

UVA despede-se de José Teodoro Soares com homenagens no campus da Betânia



A comunidade acadêmica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) despediu-se do Professor José Teodoro Soares – segundo reitor da UVA, de 1990 a 2006 – morto aos 75 anos na manhã de 18 de agosto de 2016. Uma missa de corpo presente, concelebrada pelos padres Jairo Linhares, João Batista Frota, Ítalo Arcanjo, João Batista Vasconcelos e Assis Rocha, reuniu centenas de amigos, autoridades, estudantes, professores e familiares, na Capela do Preciosíssimo Sangue, no campusda Betânia, na noite de 18 de agosto.

Ao chegar ao campus da Betânia, vindo de Fortaleza, onde o corpo do ex-reitor e Deputado Estadual foi velado na Assembleia Legislativa, o cortejo fúnebre teve início na entrada principal do prédio da Reitoria da UVA, onde o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, a Vice-Reitora Izabele Mont’Alverne, o ex-reitor Antonio Colaço Martins, a Vice-Governadora Izolda Cela, o Deputado Estadual Ivo Gomes, o Prefeito Veveu Arruda, juntamente com um grupo de professores da UVA, aguardavam sua chegada.

O cortejo seguiu pela Galeria dos Ex-alunos até a Capela, atendendo ao desejo da família. Sob aplausos, o féretro foi recebido por centenas de pessoas. Sobre o caixão, a bandeira da UVA foi colocada pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e pelos ex-reitores Antonio Colaço Martins e Palmira Soares de Mesquita, também sobrinha do Professor Teodoro Soares.

Ao final da missa, seguindo o Cerimonial Universitário, fizeram suas últimas homenagens, o atual reitor da UVA e os reitores anteriores presentes, o prefeito municipal e, ainda, o ex-governador, Cid Gomes.

“Em nome de toda a comunidade acadêmica da UVA, manifesto a enorme gratidão por tudo o que realizou o Professor Teodoro por esta Universidade e que a transformou em uma instituição referência no semiárido brasileiro. Pessoalmente, agradeço o privilégio de ter podido conviver com ele e aprender com sua sabedoria e entusiasmo contagiantes”, disse o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho.

“Que a alegria de tê-lo tido supere a tristeza de tê-lo perdido”, afirmou, citando Santo Agostinho, o ex-reitor da UVA, de 2006 a 2013, Antonio Colaço Martins. 

“Ele foi a figura mais importante na Universidade Estadual Vale do Acaraú. O seu trabalho o coloca entre os notáveis a quem devemos agradecer eternamente sua contribuição”, disse Cid Gomes, ao se referir à “frutífera passagem do Professor Teodoro por Sobral”.

“O Professor Teodoro será sempre lembrado com carinho e saudade, pelo exemplo de trabalho que ele foi e nos inspira”, disse o Prefeito Veveu Arruda.

A ex-reitora Palmira Soares agradeceu, em nome da família, a solidariedade de todos. “Agradeço por todos estarem presentes a este retorno do meu tio à UVA, onde ele sonhou e nos ensinou que sonhos podem ser realizados, que vale a pena! E somos um produto do sonho dele, porque fomos tocados pela inventividade e genialidade dele. Ele foi um homem extraordinário em sua missão e, certamente, deixa um Ceará diferente”, disse a Professora Palmira Soares.

Após as últimas homenagens na UVA, o corpo do Magnífico Reitor Teodoro Soares seguiu para Reriutaba, sua terra natal, distante cerca de uma hora de Sobral, onde foram prestadas novas homenagens e realizado o sepultamento.


Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário