A campanha de vacinação contra o sarampo em Fortaleza e Caucaia foi prorrogada e termina neste sábado, dia 2 de maio. Devem se vacinados crianças a partir de seis meses de vida, adolescentes e jovens até 29 anos. Mesmo depois da campanha, nos 184 municípios cearenses, a vacinação é permanente em crianças a partir de 6 meses até menos de 5 anos. A vacina é a única forma de se proteger do sarampo.
O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível. Do dia 25 de dezembro de 2013 até o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde na sexta-feira, 24 de abril, foram confirmados 799 casos de sarampo em 34 municípios cearenses. Em Fortaleza e Caucaia, município da Região Metropolitana, é onde o surto mais preocupa pelo número de casos e incidência. Daí, a campanha de intensificação da vacinação está ocorrendo nesses dois municípios, e tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens até 29 anos. Em Fortaleza 368 pessoas tiveram a doença desde o início do surto, no final de 2013. Em Caucaia, 61 pessoas tiveram sarampo.
Não houve nenhum registro de óbito no Ceará nesse surto que dura 1 ano e três meses. Antes de 2013 fazia 14 anos que não era registrado nenhum caso de sarampo no Ceará. Havia casos em Estados vizinhos, como no Piauí no ano de 2011, com 43 casos confirmados, na Paraíba, que teve 57 casos confirmados em 2010, e em Pernambuco, que em 2013 confirmou 220 casos. Há surto da doença em diversos países, entre eles Alemanha, Itália e Holanda.
Confira os locais de vacinação
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário