terça-feira, 28 de abril de 2015

Homenagem a José Ribamar Costa no Dia mundial em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho


José Ribamar Costa
27/10/1945 - 26/01/1999

No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e doenças do Trabalho, faço aqui minha homenagem ao Sr. José Ribamar Costa, meu pai, sujeito determinador, dedicado ao seu trabalho e amante da instituição que ajudará a construir, Votorantim Sobral. Anos de dedicação ao todo 28, sempre foi membro da SIPA e perfeccionista ao máximo no quesito segurança do Trabalho.

Dentro da Fabrica de Cimento, travou grandes batalhas no sentido de garantir o direitos das famílias dos funcionários, vitimados pelos acidentes de trabalho que ainda hoje mutila e mata muitos funcionários por se tratar deu um local extremamente perigoso.

Até que na tarde de 26 de janeiro de 1999, Sr. Ribamar, saiu de casa para cumprir seu ritual diário e não mas retornou, tinha sido esmagado por um elevador na referida fábrica. De uma hora pra outra o mundo desabou sobre nossas cabeças, e o pior, nossa casa foi tomada por pessoas que não conhecíamos, assistente social, diretores, advogados e até um especialista da empresa que aterrizou no aeroporto de Sobral, afim de resguardarem os direitos da empresa. 

Do dia pra noite meu pai virou uma estatística para a Empresa, era muito duro ver a frieza de advogados uma hora após o sepultamento, pressionarem minha mãe por assinaturas isentando a fabrica de responsabilidades e o que minha mãe precisava naquele momento era um abraço de consolo por ter ficado viuvá com 6 filhos para criar.

Essa é a história de milhões de brasileiro que todos os dias perdem suas vidas contribuindo para o desenvolvimento do nosso país, e infelizmente por conta desse capitalismo cruel e assassino vidas viram engrenagens que quando param de funcionar são simplesmente substituída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário