A maioria dos turistas que visitam o Ceará é atraída pelo clima quente e pelas belezas de suas praias, mas o Estado também possui outras potencialidades que podem ser desfrutadas pelos visitantes, como é o caso do turismo rural. Esta modalidade de turismo tem como grande diferencial a possibilidade das pessoas vivenciarem as atividades típicas do interior. Ordenhar vacas, andar a cavalo, conhecer a agricultura familiar, desfrutar da culinária local e estar perto dos animais da fazenda são algumas atividades preferidas por aqueles que buscam o turismo rural. É o que afirma a presidente da Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural (Aceter), Fabiana Ribeiro.
Para a gestora estadual de turismo do Sebrae, Evelyne Tabosa, este turismo de experiências traz uma série de benefícios para o estado, pois além de ser uma possibilidade a mais de atração de visitantes e geração de mais renda para os locais visitados, ele ainda ajuda a valorizar a cultura local. Além disso, de acordo com ela, o turismo rural oferece oportunidades de negócio que podem ser exploradas pelos empreendedores de todo o estado, em especial para os pequenos e micro, desde que eles estejam estruturados para oferecer estas experiências aos visitantes.
Segundo Evelyne Tabosa, o Sebrae é um parceiro importante da Aceter neste trabalho de organização e estruturação destes atrativos turísticos e na qualificação para a prestação de serviços nas empresas ligadas a este segmento, por meio de programas como o Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae.
Equipamentos turísticos
A Aceter possui cerca de 30 associados entre hotéis-fazendas, sítios, pousadas e hotéis rurais, parques, entre outros, espalhados por todo estado e que oferecem experiências diferentes paras os turistas. Um destes associados é o Resort Pedra dos Ventos, em Quixadá, que oferece aos visitantes a possibilidade de praticarem atividades radicais como voo livre de parapente e asa delta, trilha dentro de uma vegetação de caatinga completamente preservada, além desfrutarem de açudes e lagos para pescaria.
SERVIÇO
www.aceter.com.br
Fonte: Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário