sexta-feira, 29 de maio de 2015

POLÍTICA - Por Macário Batista


Sou nem baú!


Quem mandou pra cá foi o Ministério Público do Ceará. “NOTA À IMPRENSA-O Ministério Público do Estado do Ceará esclarece que na manhã do dia 21, foram cumpridos, em Fortaleza e Aquiraz, mandados de busca e apreensão em endereços de servidores públicos deste Município, em operação conjunta com a Polícia Civil. Os mandados, autorizados pela Justiça, resultam de uma denúncia-crime apresentada pela 2ª Promotoria de Justiça de Aquiraz e por membros da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Na ocasião, foram coletados documentos e computadores.O MPCE investiga crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, falsificação de documento público, uso de documento falso, advocacia administrativa e fraude processual atribuídos ao procurador geral de Aquiraz, David Sucupira Barreto; aos servidores Carmelina Bertulino Leite e José Silvismar Freitas Pimenta, do Fórum do Município; ao empresário Orlando Cavalcante Benevides; e ao advogado Tarcísio Saraiva Gondim. Segundo apontam as investigações, nas quais foram usadas medidas de quebra de sigilo telefônico e colaboração premiada, eles são acusados de envolvimento num esquema de agilização de processos de desapropriação de imóveis sob pagamento de propina. Os referidos imóveis são situados no Distrito Industrial do Parque Giboia, criado pela Prefeitura para regularizar as doações prometidas pela administração municipal aos proprietários de empresas ali estabelecidas. David Sucupira Barreto teria se utilizado da condição de procurador geral para solicitar e receber propinas. Em pelo menos quatro casos identificados, os antigos proprietários desapropriados foram enganados, pois os valores eram recebidos em seus nomes, porém através do uso de procurações falsas preparadas pelos envolvidos, com as quais estes conseguiam receber o dinheiro depositado pela Prefeitura a título de desapropriação. Com o material apreendido durante as diligências, o MPCE espera prosseguir as investigações para identificar outros casos ocorridos em Aquiraz, aguardando, inclusive, a colaboração de pessoas direta ou indiretamente envolvidas em práticas criminosas dessa natureza, com a garantia de recebimento dos benefícios previstos em lei. (Site do MP-CE)”.


Ora direis ouvir estrelas... Começou quinta-feira, o 61º Encontro Regional de Ensino de Astronomia e Astronáutica , que conta com mais de 300 inscritos e segue até sábado (30), reunindo professores, doutores, físicos e astrônomos em Sobral. O Erea, como é conhecido, é aberto ao público e tem o objetivo de capacitar professores da rede pública de ensino, bem como universitários dos cursos de Física, Geografia e Matemática.

Béisso! A Gol andou demitindo funcionários de seus quadros em Fortaleza. Não se tinha notícia de demissão no meio aeronáutico, ainda.

Voltando no tempo

Carlos Matos (PSDB) declarou que um problema enfrentado por Carlile Lavor foi a falta de autoridade do gestor da Saúde no Governo. Tinha que encarar e correu.

Nada contra, porém... De onde é que o Governo Federal tirou a ideia de fazer um aeroporto em Canindé. Adoro Canindé e São Francisco, mas Canindé está a 80 quilômetros, de Fortaleza, by air.

Sem linha aérea Faltam R$ 8 mil para Sobral voltar a ter uma linha aérea regular. Uma inspeção especial custaria esse valor, mas o Estado “não tem interesse”.

Da boca da autoridade Sobral vai ter um novo aeroporto (sabe Deus quando). Então, gastar esse dinheiro agora...Isso foi dito por gente do Governo.

Isso pode, Veveu?

Só falta a Prefeitura de Sobral corroborar, no que não acredito face o bom senso do Veveu.Talvez o Prefeito nem saiba disso.

Absurdo dos absurdos Uma região inteira sem uma linha aérea por causa de R$8 mil reais enquanto se anuncia um novo aeródromo de milhões de reais. No papel.

Por Macário Batista - Jornal O Estado em 29 de maio de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário