terça-feira, 9 de junho de 2015

Tradição da Taíba é atrativo turístico da Costa dos Ventos



A oportunidade de vivenciar a cultura de uma comunidade de pescadores do litoral cearense. Assim é a Noite do Assado de Peixe, que é realizada na Praia da Taíba, distrito do município de São Gonçalo do Amarante, todo primeiro sábado de cada mês como forma de manter a tradição dos pescadores locais. Segundo a secretária de Cultura do município, Maria Vênus de Andrade Cunha, neste dia os turistas têm a possibilidade de compartilhar com a comunidade de uma festa voltada para o fortalecimento da cultura local. 

A forma de fazer o peixe já merece um destaque especial. Ele é assado em uma fogueira feita com casca de coco na própria praia. “É um encontro de família”, define a secretária. Além do peixe, todos têm a oportunidade de degustar a tapioca feita pelas esposas dos pescadores. A data da festa é marcada especialmente para coincidir com a fase em que a lua está cheia, sendo um atrativo a mais para os que dela participam. O luau começa às 18 horas e segue até a meia noite. “Todos são convidados, nós passamos nas pousadas e restaurantes divulgando”. 

O outro importante atrativo da festa, de acordo com a secretária, é a programação cultural marcada por apresentações de grupos locais. “No dia da festa também há apresentações de músicos da região, roda de capoeira, danças típicas como a dança do coco, venda de artesanato, cordel”. Segundo Maria Vênus, a festa é uma iniciativa dos pescadores com o apoio da Prefeitura do Município. Além de ser uma experiência única para turistas que visitam a região, a festa ajuda na geração de emprego e renda para a comunidade local.

Para a gestora estadual de turismo do Sebrae, Evelyne Tabosa, atrativos como este são peças importantes no trabalho de estruturação da rota da Costa dos Ventos. Segundo ela, o trabalho de roteirização desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com as gestões municipais, empresários e comunidade, identifica e promove a integração entre todas as 

manifestações culturais e atrativos turísticos da região. “É importante que os turistas que venham a Paracuru ou Trairi, por exemplo, possam também conhecer e desfrutar desta tradição da Taíba. Por isso nosso desafiona rota é harmonizar a oferta turística desses destinos, ampliando a sua competitividade no mercado, sem deixar de respeitar as peculiaridades de cada município participante”. 

De acordo com ela, com a estruturação da Costa dos Ventos todos os municípios sairão ganhando com o incremento no número de turistas e com o aumento da taxa de permanência na região. “Hoje o turista não quer ficar apenas em um local, ele não enxerga limites geográficos e cada vez mais os pacotes já são pensados para oferecer o maior número de possibilidades a estes turistas. Nosso esforço é para estruturar um roteiro que seja atrativo para estes turistas e traga benefícios para a comunidade de toda a região, através do fortalecimento das empresas locais e da geração de emprego e renda”.

Segundo a secretária de cultura de São Gonçalo, o trabalho desenvolvido pelo Sebrae na região tem contribuído para que municípios e empresários possam desenvolver uma visão de maior integração. “A rota da Costa dos Ventos é uma iniciativa fantástica, onde os municípios estão se fortalecendo através da troca de experiências e os empresários estão bastante otimistas, querendo trabalhar junto e crescer muito”. 

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura de São Gonçalo do Amarante
Fone: (85) 9169.2880

Fonte: Sebrae/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário