O Ceará têm pela primeira vez cidades com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) classificado como alto, de acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Fortaleza (0,754), Sobral (0,714), Crato (0,713) e Eusébio (0,701) são as cidades com melhores índices do Estados e ultrapassaram a linha de IDHM médio e baixo que ocupavam até a última atualização do Atlas.
Os dados tem base no Censo de 2010 e foram divulgados nesta quarta-feira, 1º, pela Fundação João Pinheiro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).O IDHM leva em conta Renda, Longevidade e Educação como as três dimensões principais.
Na ranking do Atlas, a Região Metropolitana de Fortaleza também teve seu IDHM classificado como alto. Na escala anterior, com base no Censo de 2000, era médio. Agora, a RMF ocupa a 17ª colocação entre as metrópoles do País.
Mesma posição ocupa o Ceará (0,682 - classificado como médio) no ranking dos estados. A primera posição é do Distrito Federal (0,824) e a última de Alagoas (0,631). Em relação ao Nordeste, o Ceará ocupa a segunda posição, logo atrás do Rio Grande do Norte (0,684), que ocupa a 16ª geral dos estados.
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário