O Fantástico do último domingo (19) apresentou uma matéria sobre o feito de brasileiros, entre eles, o professor cearense de Guaraciaba, José Luís Lira, que ao lado do designer Cícero Moraes, de Mato Grosso, e o especialista em odontologia legal, Dr. Paulo Miamoto, de Santos, litoral de São Paulo, reconstituiu o rosto da personagem bíblica Maria Madalena. O crânio preservado, na França, foi a base do trabalho.
De acordo com a Bíblia, Maria Madalena foi a primeira a ver Cristo ressuscitado. Após a morte de Jesus, ela teria deixado Jerusalém com a família e ficado até o fim da vida em uma gruta, na região de Marselha. Mas seus restos mortais só foram encontrados por volta do ano 1200.
Tudo começou quando o professor cearense José Luís assistiu a uma reportagem do Fantástico sobre a reconstituição do rosto de Santo Antônio, feita por um brasileiro. “Eu vi que era possível. Eu disse: por que não tentar ver o rosto daquela que viu Jesus ressuscitado pela primeira vez?”, conta José Luís Lira, especialista em Santos Católicos.
José, então, procurou o designer Cícero, de Mato Grosso, que topou o projeto de recriar o rosto da santa. Próximo passo: convencer o padre da basílica de Santa Maria Madalena.
“A princípio o padre Racine disse que não tinha interesse. Aos fiéis de Maria Madalena não era tão essencial conhecerem a face da santa. Insistimos e dissemos para ele: ‘Nós só publicaremos se vossa reverendíssima autorizar, se o senhor não autorizar, foi um trabalho que a gente fez e ficou com o senhor’. Aí ele falou: ‘vou falar com o bispo’, e o bispo autorizou”, recorda José Luís Lira.
Além do designer, entrou na história um especialista em odontologia legal, o Paulo, de Santos, litoral de São Paulo. Para fazer a reconstituição, ele precisava de fotos do crânio em vários ângulos. O padre francês, desconfiado, mandou apenas sete fotos.
Depois de muito trabalho. Estava criado o esboço do que seria o rosto da santa. Na próxima quarta-feira, o rosto de Maria Madalena feito pelos brasileiros será apresentado aos franceses. Dia 22 de julho é o dia da Santa. “Ela chegou aos discípulos: ‘Vi o senhor’. E nós agora dizemos, ‘Vimos aquela que viu o senhor'”, diz José Luís.
Em seu perfil no facebook, o professor José Luís falou sobre a repercussão da reportagem do Fantástico:
“Amigos, são muitas mensagens. Aparecem 99+ conversas, significando 182 conversas iniciadas. Também pedidos de amizades, comentários, fotos. Estou muito emocionado. Divido essa alegria com os amigos Cícero Moraes e Paulo Eduardo Miamoto Dias, com o Reverendo irmão Fernando Gregorio (futuro sacerdote) e com todos os que contribuíram para que Maria Madalena fosse vista por todos nós. Destaco a essencial participação do Cícero Moraes. Sem ele nada seria possível. Parabenizo também a família, sua mãe D. Vanilsa Pagliari, sua noiva… Enfim…. Obrigado a todos, aos meus pais e irmãos, sobrinhos e a um amigo muito especial lá do céu: DEUS, sem Ele nada somos. Agora vou dormir, amanhã cedo terei que ministrar aulas na nossa Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sempre e por tudo, dando graças a Deus!”.
Fonte: Jornal Alerta Geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário