![]() |
A nova ferramenta controla as finanças do negócio e ajuda a melhorar gestão.
|
Os microempreendedores individuais de todo país têm, a partir de agora, uma ferramenta oferecida pelo Sebrae para auxiliá-los a tocar o próprio negócio: é o Qipu que permite controlar as contas e manter o empresário em dia com as suas obrigações legais.
A nova ferramenta permite que o empreendedor receba lembretes das datas de pagamento do carnet do MEI, como o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), e seja avisado sempre que conquistar novos benefícios, como auxílio-doença, aposentadoria etc.
Também é possível, usando o Qipu, registrar as vendas, inserir os dados dos clientes (como CPF e contatos), e emitir os recibos por e-mail. O aplicativo exibe, ainda, notificações para avisar quando o empreendedor está próximo de atingir o limite de faturamento, lança gastos e as vendas mensais e exibe dados sobre benefícios previdenciários.
Em um dos tópicos, a ferramenta permite que o MEI gere um relatório mensal com todas as despesas e receitas. Essas informações podem, por exemplo, ser utilizadas para a declaração anual à Receita Federal, para que não haja erros no seu preenchimento.
Funcionamento
Ao acessar o Qipu, o MEI perceberá que o sistema funciona de maneira muito simples. No primeiro acesso, o empreendedor se cadastra, inserindo alguns dados pessoais e outros da empresa (como CNPJ, setor, se possui funcionário e em qual mês e ano passou a pagar o DAS com regularidade).
Além de ser uma ferramenta de auxílio às finanças, o Qipu ajuda no processo de inclusão digital dos empresários. Principalmente porque a organização das contas e o controle sobre os deveres que cercam a gestão de um negócio representam as maiores dúvidas dos MEIs e acabam estimulando o aumento da inadimplência do segmento. As funcionalidades do aplicativo que facilitam, inclusive, o acesso do empreendedor a dicas para melhorar a sua gestão.
Parceria
Resultado de uma parceria entre o Sebrae e a Buscapé Company, o Qipu está disponível nas principais plataformas: iOS, Android e Windows Phone. Há também uma versão para uso no computador.
A iniciativa de lançar o aplicativo reforça as políticas de capacitação em gestão já desenvolvidas pelo Sebrae em todo o país, principalmente porque ele foi pensado, especificamente, para facilitar a vida dos cerca de 5 milhões de MEIs, empresários que normalmente trabalham sozinhos e, por isso, têm pouco tempo para dedicar à gestão financeira do seu negócio.
SAIBA MAIS:
Qipu é um aplicativo gratuito que ajuda o Microempreendedor Individual (MEI) a controlar suas vendas, despesas e na gestão do negócio.
-Com ele você:
controla suas vendas e despesas para agilizar a declaração anual;
recebe lembretes das datas de pagamento do carnê do MEI (DAS);
é avisado sempre que conquistar novos benefícios (auxílio-doença, aposentadoria, etc.);
tem acesso a dicas para melhorar ainda mais o seu negócio.
-Ele funciona nos principais celulares:
Fonte: Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário