Carroça de Mamulengo |
“O lugar do teatro” é o tema do 22° FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que acontecerá de 05 a 12 de setembro na cidade serrana cearense. Ao longo dos oito dias, mostras, debates, oficinas, cortejos, entre outras atividades, todas com acesso gratuito, acontecem em espaços diversos, como o Teatro Rachel de Queiroz (teatro pequeno), praças, escolas e outros locais da cidade. Com o tema desta edição, o FNT convida os participantes e o público a uma reflexão sobre o potencial do teatro para o desenvolvimento das cidades.
Entram em cena, todas as noites, os mais diversos gêneros teatrais, para públicos de todas as idades nas Mostras Nordeste, Nordeste Universitária, FNT para Crianças, Palco Ceará, Ceará Convida – estas últimas com a participação de companhias convidadas pelo Festival-,e Palco Giratório / Sesc.
As manhãs são reservadas para uma das atividades mais importantes do festival, que é o Ciclo de Debates do FNT. Debatedores convidados conduzem as discussões acerca dos espetáculos encenados na noite anterior na Mostra Nordeste e na Nordeste Universitária. Oficinas, cortejos e lançamentos literários enriquecem a programação. Para as crianças, espetáculos e atividades recreativas pela manhã e à tarde já são tradição.
A noite é de espetáculos teatrais e shows musicais. Na Mostra Nordeste, carro-chefe do festival, o 22° FNT apresenta adaptações de dramas reais, como Frei Tito: Vida, Paixão e Morte, do grupo cearense Formosura, que documenta a trajetória do ideário religioso cearense que militou contra a ditadura militar, que o levou à prisão, tortura, exílio e suicídio, e Joelma, do grupo baiano Território Sirius, que conta a história da inadequação de uma mulher nascida no corpo de um homem.
Fonte: Blog do Edilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário