segunda-feira, 21 de março de 2016

Bolsista da Funcap pesquisa vulnerabilidade sísmica do patrimônio edificado de Sobral


Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Larissa Mota estuda desde o início de 2015 a vulnerabilidade sísmica das edificações históricas de Sobral (CE), de acordo com as características construtivas dos imóveis e dos danos identificados em inspeções técnicas realizadas nas edificações do centro histórico.

Larissa Mota é pesquisadora do Grupo de Estudos em Estruturas e Materiais (GEM) da UVA e bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A estudante é orientada pela professora Aldecira Gadelha Diógenes, do curso de Engenharia Civil da UVA, e pelo
professor Esequiel Mesquita, pesquisador do Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural (LESE) do Instituto de I&D em Estruturas e Construções (CONSTRUCT) e doutorando da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em Portugal.

A metodologia utilizada no estudo permite estimar o nível de vulnerabilidade sísmica das principais edificações do centro histórico de Sobral e, assim, possibilita a criação de mapas de vulnerabilidade. “Esta informação espacial pode ser usada como suporte para a gestão do edificado
e no suporte de tomada de decisões a respeito da segurança e potencial intervenção nos edifícios do centro histórico sobralense”, explica Larissa.

A pesquisa conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a colaboração da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Universidade de Aveiro (UA), por meio dos professores Humberto Varum (FEUP) e Romeu Vicente (UA).

De acordo com o professor Esequiel Mesquita, os estudos relacionados ao patrimônio histórico desenvolvidos na UVA fazem parte de uma linha de pesquisa inserida no início de 2015 no Grupo de Estudos em Estruturas e Materiais. “Para além de serem trabalhos de extrema importância para a preservação do patrimônio histórico sobralense, são estudos de caráter npioneiro no estado do Ceará e ainda contribuem para a internacionalização da pesquisa cearense”, ressalta Esequiel Mesquita.

Demais estudos sobre o Patrimônio Histórico
Além dos estudos que visam à caracterização da vulnerabilidade sísmica desenvolvidos pela bolsista Larissa Mota, natural de Itapipoca (CE), outros alunos do GEM/UVA também estão focados no patrimônio histórico, como António Caio Cavalcante, que estuda os mecanismos de ocorrência de danos nas construções históricas.

Francisco Brandão e David Menezes, estudando os comportamentos estático e dinâmico das construções patrimoniais do centro histórico sobralense, e André Santos, desenvolvendo estudos sobre as caracterizações físico-mecânicas de construções antigas por meio de métodos vibracionais, são exemplos de outros alunos estudiosos da temática.

Fonte: Funcap

Nenhum comentário:

Postar um comentário