terça-feira, 22 de março de 2016

TVC transmite para todo o Ceará missa de aniversário do padre Cícero nesta quarta (23)


A TVC, em parceria com a TV Padre Cícero, transmite a missa em homenagem aos 172 anos do padre Cícero Romão Batista nesta quarta-feira (23), às 17h, para todo o Estado do Ceará.

Santo popular, como é considerado por muitos brasileiros, Padre Cícero tem importante relevância para os romeiros que todos os anos viajam em busca de alcançar graças. “Padre Cícero foi um homem além do seu tempo, um sacerdote que procurou responder as necessidades dos oprimidos. Acolhia e ajudava o povo. Por isso, ele era chamado de padrinho”, explica o pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José.

A cidade de Juazeiro do Norte, localizada na região do Cariri, sedia de 19 a 24 deste mês a 34a Semana de Padre Cícero com missas, apresentações artísticas, exposições, exibição de filmes, procissões e shows. Segundo a organização são esperados cerca de 50 mil romeiros nos seis dias de festa.

Pela web, a emissora também transmite a missa dos 172 anos de Padre Cícero no www.tvceara.ce.gov.br.

Padre Cícero
Nascido no dia 24 de março de 1844, no Crato, Padre Cícero foi além de religioso líder político. Estudou no seminário da Prainha, em Fortaleza, onde foi ordenado Padre, em 1870. Dois anos depois, foi designado vigário para a cidade de Juazeiro do Norte no Ceará, onde começou um trabalho pastoral com pregações e visitas domiciliares. Um possível “milagre” ocorrido em 1889, transformou a vida do religioso e da cidade. Ao participar de uma comunhão geral, na capela de Nossa Senhora das Dores, a hóstia sangrou na boca de uma fiel. Logo a notícia do milagre se espalhou. A cidade passou a receber peregrinos de vários lugares. Em 1894 foi punido com a suspensão da ordem. Sem poder seguir na carreira religiosa, entrou para política e em 1911, foi nomeado prefeito. Padre Cícero Romão Batista faleceu no dia 20 de julho de 1934, em Juazeiro do Norte, Ceará. Seu corpo está sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário