quinta-feira, 24 de março de 2016

Laboratório itinerante de TI chega ao Nordeste na próxima semana


Fortaleza será a primeira cidade do Nordeste a receber o Hacktruck, projeto de integração e capacitação de estudantes de tecnologia da informação (TI) de todo o País. Fruto de uma parceria entre a IBM Brasil, a Flex, o Instituto Eldorado e a Apple, o laboratório itinerante já passou por quatro cidades neste ano para ensinar programação iOS a estudantes de TI.

No Ceará, a Universidade de Fortaleza (Unifor) será a única instituição a receber o laboratório digital montado dentro de um caminhão. Durante três semanas, 56 alunos da instituição vão participar de cursos básicos em programação Swift para plataformas iOS, uma das mais populares do mercado mobile, ministrados por profissionais do Instituto Eldorado. Também é oferecido aos estudantes oficinas sobre startups e empreendedorismo. O curso garante certificado de 60 horas de participação aos estudantes.

Desde outubro de 2015, o Hackatruck firmou parceria com sete instituições de ensino superior para oferecer os cursos. O laboratório digital já passou pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e do Rio de Janeiro, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e pela Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos. Após Fortaleza, o laboratório itinerante segue para Salvador e Recife.

Até julho, 11 instituições de ensino superior receberão a visita do Hackatruck. Cerca de 1430 estudantes se cadastraram no projeto e 222 alunos concluíram a capacitação à distância nas disciplinas de Lógica de Programação, Orientação a Objetos e Introdução à Linguagem Swift, requisitos básicos para iniciarem o treinamento no sistema de dispositivos móveis da Apple. No total, 183 alunos já finalizaram o curso presencial de Swift, que ocorre nas instituições de ensino que recebem o Hackatruck.

“A etapa preparatória de ensino à distância está liberada também para alunos que não fazem parte das instituições parceiras do projeto, bem como para profissionais da área de tecnologia da informação e comunicação [TIC] buscando atualização técnica”, conta Luis Rogério Gomes de Almeida, gerente do Departamento de Educação do Eldorado.

Mais informações em www.hackatruck.com.br.

Fonte: Agência Gestão CT&I

Nenhum comentário:

Postar um comentário