terça-feira, 29 de março de 2016

Comitê da AL promove reunião no Bom Jardim em Fortaleza


O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, lançado pela Assembleia Legislativa, realiza, hoje (29), a partir das 18 horas, audiência pública no Bom Jardim, em Fortaleza. O debate acontece na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Ícaro de Souza Moreira, e deve reunir moradores dos cinco bairros que integram o Grande Bom Jardim – Siqueira, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Bom Jardim.

A audiência, desta terça-feira, vai contar com a participação do presidente do Comitê, deputado Ivo Gomes (PDT), do relator, deputado Renato Roseno, e do chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar. O objetivo é ouvir a opinião das pessoas acerca do que aproxima e o que poderia afastar meninos e meninas da violência que os levam a matar ou a morrer, a partir das realidades onde vivem.

Conforme o relator do Comitê, deputado Renato Roseno (Psol), os debates buscam entender a vida desses adolescentes do ponto de vista individual, familiar, comunitário e institucional. “Queremos mergulhar e nos perguntar sobre a vida desse adolescente e sua dinâmica familiar”, afirma.

Comitê
Instalado pela AL em parceria com o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Comitê, presidido pelo deputado Ivo Gomes (PDT,) objetiva propor ações concretas de enfrentamento à violência, com foco na faixa etária de 10 a 19 anos. “Quando entendermos as causas da violência estaremos prontos para elaborar políticas de prevenção e reverter esse quadro. Espero que possamos obter resultados positivos já nesses primeiros seis meses”, avalia o parlamentar.

As informações recolhidas em debates e trabalho de campo, realizado por 24 pesquisadores, serão analisadas para a elaboração de relatório com sugestões de políticas públicas de prevenção ao homicídio na juventude.

Cronograma
O cronograma de trabalho envolve 13 audiências públicas, sendo cinco na Capital e oito no Interior. A primeira ocorreu em Fortaleza, no dia 21 de março, no Complexo de Comissões Técnicas da AL. Outra audiência está programada para o dia 4 de abril, no Cuca Barra do Ceará.

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário