Nascido Espedito Velozo de Carvalho, o mestre artesão Espedito Seleiro herdou do bisavô a arte de fabricar artesanalmente selas e arreios, tornando-se conhecidos na cidade como seleiros. Através desse trabalho, ele tirou o sustento da família, e com o olhar apurado e criativo ganhou destaque na moda nacional. Nesta sexta-feira (6), a Editora Senac Ceará lança, durante o Dragão Fashion Brasil 2016, a primeira publicação inteiramente dedicada ao registro das criações do mestre do couro de Nova Olinda: Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro, escrito e organizado por Eduardo Motta.
O evento acontece no espaço da Livraria Senac dentro do Dragão Fashion Brasil, a partir das 19h30. “No conjunto dos artefatos criados por Mestre Espedito - roupas, bolsas, calçados, objetos utilitários e itens de mobiliário - estão ancorados elementos decorativos e técnicas ancestrais no trato com o couro”, afirma Eduardo Motta, consultor e editor de moda, diretor criativo e de conteúdos da Radar – Inteligência e Projetos de Moda, que assina também os livros A História do Calçado no Brasil e O Lugar Maldito da Aparência.
Sobre o mestre
Espedito Seleiro tirou o sustento da família de sua oficina até que o passar do tempo e o mercado exigiram mudanças. Inspirado pelo pai, que chegou a produzir sandálias para Lampião, desenvolveu um novo modelo do calçado em couro usado pelo homem do sertão. Sabia desde o início que era preciso oferecer algo novo para conquistar os clientes, então agregou às técnicas tradicionais do seu ofício a sua inventividade e foi assim que nasceu o criador que conquistou as passarelas e as vitrines de grandes marcas da cena da moda no país.
“Pelas mãos dele, esses elementos deram origem a objetos que compreendem uma fatia suculenta da constituição histórica do País. História gravada a ferro, fogo, punhal e bala por tropeiros, vaqueiros, cangaceiros e ciganos que povoaram o interior do Nordeste, paradoxalmente adornados por cuidados estéticos refinados na confecção de roupas e outros objetos de uso”, destaca Motta sobre o legado do mestre e a relevância desse projeto.
Para a curadora Adélia Borges, “Espedito Veloso de Carvalho é um designer no mais amplo sentido da palavra. Ele se vale de uma tecnologia patrimonial da região onde nasceu, o Cariri cearense, mas a renova e reinventa num léxico próprio. É nessa dosagem exata entre tradição e inovação que reside a base de sua contribuição. Espedito é um criador”.
Já a diretora regional do Senac/CE, Ana Cláudia Martins, destaca que ao revelar a trajetória de Espedito em detalhes, a publicação “evidencia o saber e a inventividade do homem do sertão, onde transparece o rico universo de manifestações de arte e artesanato do Nordeste. Sendo assim, a publicação torna-se leitura obrigatória para profissionais de atuação no mercado da moda e design, mas principalmente para todos os apreciadores e estudiosos da cultura brasileira”.
Saiba mais
A publicação possui 248 páginas, projeto gráfico assinado pelo designer cearense Érico Gondim e fotografias de Hélio Filho. “Foram três meses acompanhando o mestre para fazer essas fotos. Durante as visitas, muitas vezes a gente só conversava e nessa convivência retomei a relação de afeto, que me guiou nesse trabalho. Para mim, foi um momento único, participar da construção de um livro que será um marco na vida do Mestre”, diz Hélio.
Serviço
Lançamento do livro Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro
Data: 6 de maio de 2016 (sexta-feira)
Local: Espaço da Livraria Senac – Dragão Fashion Brasil - Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza
Horário: 19h30
Autor: Eduardo Motta
248 páginas
*Em breve à venda na Livraria Senac Ceará, na Avenida Tristão Gonçalves, 1245, Centro – Tel: (85) 3270-5410
*Em breve à venda na Livraria Senac Ceará, na Avenida Tristão Gonçalves, 1245, Centro – Tel: (85) 3270-5410
Fonte: Agência da Boa Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário