O ministro das Comunicações, André Figueiredo, escolheu o campus da Universidade Federal do Ceará para o fazer o lançamento do Projeto “Plataforma IoT – Plataforma Aberta de Tecnologias para Internet das Coisas e suas Aplicações, apoiado pelo Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL) e operacionalizado pela Financiadora de Estudos e Projeto (FINEP). O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, representou o governador Camilo Santana na solenidade, que aconteceu na manhã de ontem (05), no auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia da UFC, presidida pelo vice-Reitor Custódio Almeida.
A Plataforma IoT tem como objetivo desenvolver tecnologias – agrupadas pelos termos “Internet das Coisas” e Comunicação Máquina a Máquina (M2M), destinadas a aplicações em Cidades Inteligentes, com foco em mobilidade urbana, saúde e segurança pública, dentre outros segmentos. A previsão de duração do projeto é de três anos, com orçamento de R$ 34,8 milhões, oriundos do Funttel. Os executores do projeto são o CpqD, o Instituto Atlântico, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e a Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (FACTI), além da parceria com a UFC. Participaram também da solenidade o deputado federal Odorico Monteiro, dirigentes das empresas apoiadoras e estudantes da área de tecnologia.
O ministro André Figueiredo disse que o lançamento da Plataforma IoT é um momento muito importante não só para a UFC, para o Ceará, mas para todo o Brasil “Estamos deixando um legado em cima de toda essa desconstrução política que está acontecendo no Brasil. Se colocarmos internet rápida em todos os lugares do país, estaremos igualando o acesso ao conhecimento, diminuindo as desigualdades”. O ministro das comunicações informou ainda que a Plataforma IoT está dentro do programa Brasil inteligente, que será lançado segunda-feira (09.05), levando mais tecnologia e desenvolvimentos aos lugares mais distantes desse país.
Em sua fala, o secretário Inácio Arruda ressaltou a importância do projeto Plataforma IoT, que vai trazer mais progresso para o Brasil, e a opção do ministro André Figueiredo de fazer o lançamento aqui no Ceará. Justififcou a ausência do governador Camilo Santana, que está em Brasília lutando pela democracia e por mais recursos para o Estado. “A hora é grave” afirmou Inácio, condenando o processo de impeachment contra a presidente Dilma.
Inácio destacou também algumas das grandes conquistas dessas últimas décadas, como o crescimento das universidades federais e estaduais, e dos Institutos Federais de Educação (só o Ceará passou de cinco unidades para 27 unidades), o aumento das escolas profissionalizantes, o Cinturão Digital, as obras de transposição do Rio São Francisco, a melhoria na qualidade das pesquisas, ampliação do conhecimento na área de TI, o ingresso de muitos jovens pobres na universidade, entre muitos outros. “Esses avanços são a razão central dos que querem tirar uma presidenta eleita com mais de 54 milhões de votos. É contra a inclusão social que se impõe as elites dominantes”, finalizou.
Fonte: Secitece
Nenhum comentário:
Postar um comentário