O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, recebeu na manhã da última sexta-feira, (6), representantes dos sindicatos de professores e servidores técnico administrativos e representação estudantil da UVA, UECE e URCA. O encontro tratou das reivindicações feitas pelos setores ao Governo do Estado, como a nomeação de professores aprovados em Concurso Público realizado em 2015; suspensão da redução da verba de custeio e manutenção; pagamento de benefícios da carreira docente e implantação do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) de servidores técnicos administrativos.
Também foram reapresentadas ao secretário, demandas como melhorias na estrutura do Centro de Ciências Humanas (campus do Junco) e a construção do laboratório previsto no Projeto Biofar na UVA e obras de infraestrutura na UECE.
De acordo com o Secretário Inácio Arruda, “o Ceará é um dos estados mais impactados com a queda na arrecadação de ICMS e dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE), principais fontes de receita do Estado”, o que deve ser considerado nas reivindicações.
Representando a UVA, o Pró-Reitor de Planejamento Igor Vieira afirmou que a redução dos custos de manutenção comprometem o funcionamento pleno da Universidade. “Não há como cumprir metas, sem as condições básicas de funcionamento”, disse o Professor Igor, ressaltando que o custo anual de cada aluno da UVA ao Estado está em torno de R$ 450,00, sendo “o menor dentre as estaduais cearenses”, afirmou.
Inácio Arruda afirmou, ainda, que muitas das demandas estão em andamento, como as nomeações dos novos professores. “Estamos todos empenhados, SECITECE e reitorias, para que essas nomeações saiam logo. Os concursos foram realizados e parte dos professores já foram chamados e assumiram; é preciso reconhecer o que já foi feito”, disse o Secretário Inácio Arruda.
No dia 29 de abril, professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) iniciaram mais uma greve. Na UVA, o SINDIUVA aprovou indicativo de greve. A proposta de paralisação das atividades será levada para discussão em Assembleia Geral, que será realizada na quarta-feira, 11 de maio de 2016.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário