segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

UVA participa de Projeto Piloto de Conferências Web da RNP


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) é uma das doze Instituições de Ensino Superior do país selecionadas para participar do Projeto Piloto de Conferências Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A UVA participa por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

De acordo com a Diretora do NEaD, Maria José Araújo Souza, o Projeto permitirá que os sistemas de ensino a distância (EaD) que usam a Plataforma Moodle se integrem nativamente à nova plataforma do serviço de Conferência Web da RNP, denominada Mconf. “O Mconf é um sistema que estimula a colaboração em que todos os participantes de uma sessão podem interagir compartilhando sua câmera, seu microfone, slides, chat, a qualquer momento, ao mesmo tempo em que os moderadores da conferência têm o controle sobre esse compartilhamento”, explica a Professora Maria José.

Uma das vantagens da plataforma utilizada no Projeto é permitir que não haja limite fixo no número de câmeras e microfones compartilhados em uma sessão, o que “torna o Mconf ideal tanto para aulas em que apenas o professor está compartilhando seu vídeo e áudio, quanto para reuniões onde todos os participantes estão compartilhando vídeo e áudio”, acrescenta a diretora do NEaAD. 

As salas virtuais da Plataforma Mconf na UVA ficarão disponíveis em cursos do Moodle, assim como as gravações das conferências, o que “permitirá ao aluno acesso a um ambiente virtual de comunicação e colaboração, usando suas credenciais de acesso do Moodle, tornando o processo mais eficiente e seguro”, afirma Professora Maria José.

O Projeto Piloto de Conferências Web da RNP ficará em fase experimental até agosto de 2017. Durante esse período será avaliada a interligação dos Moodle e Mconf no serviço de Conferência Web. Saiba mais: NEaD: (88)3611-6731.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa 
A RNP tem como principal objetivo “promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação, criando serviços e projetos inovadores e qualificando profissionais, fornecendo às instituições públicas de pesquisa e de ensinos superior e tecnológico infraestrutura de redes avançadas para viabilização e facilitação da pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento”. Por meio de aplicações dessa rede, a RNP “possibilita a realização de projetos e a implementação de políticas públicas nas áreas de tecnologia, educação, saúde, cultura e defesa”. Saiba mais: www.rnp.br

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário