segunda-feira, 20 de abril de 2015

Maciço de Baturité se estrutura para criar "Rota do Café"


Mosteiro dos Jesuitas – Baturité/CE

A ideia é ter um novo produto turístico, capaz de agregar valor à oferta turística local e aumentar o fluxo de visitantes.

O novo roteiro nasce na esteira de um outro projeto que o Sebrae Ceará vem desenvolvendo na Região: o da revitalização do café sombreado. Plantado no meio da mata, embaixo de ingazeiras, em pequenas reservas de Mata Atlântica e em sistema agroecológico, o cultivo desse tipo de café tem inúmeras vantagens para o meio ambiente por não implicar na derrubada de árvores e não demandar muitos insumos, além de ajudar na preservação dos recursos hídricos por isso a denominação Rota do Café Verde – sustentabilidade em todo processo até chegar sua mesa. 

Iniciado em 2013, hoje cerca de 60 produtores, principalmente dos municípios de Mulungu e Aratuba, entre pequenos e antigos, estão integrados ao projeto que vai se estender até 2016, com ações de conscientização, técnicas de manejo, combate ao desperdício, novas técnicas, melhoramento das técnicas de colheita e cultivo de espécies variadas de café. 

Em 2014, barristas foram levados pelo Sebrae à região para trabalhar, junto aos restaurantes e estabelecimentos de Gastronomia, as possibilidades de desenvolvimento de pratos e bebidas à base de cafés especiais. Para a articuladora do Escritório Regional do Sebrae, Fabiana Gizelle, a iniciativa tem o objetivo de trabalhar a cultura que já foi muito representativa na região. “O importante é que estamos trabalhando um produto de origem no Maciço, a partir da participação e interesse dos produtores locais”, afirma.

SERVIÇO:
Central de Relacionamento Sebrae 0800-570-0800

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário