domingo, 24 de maio de 2015

História do bairro Pe. Ibiapina (Ressureição) em Sobral



Área de solo bastante acidentado com algumas lagoas. Propriedade particular da família Vasconcelos. Em 1992 não existia nada, somente matagal tipo capoeira o sertão. Existia sim, um casarão (ainda existe) e funcionava uma granja de galinha do Sr. José Gerardo Vasconcelos, conhecido por: “Sr. Dedé Vasconcelos” pai do vereador de Sobral, Paulo Vasconcelos. A outra parte da propriedade era do Sr. Vicente Valter Vasconcelos (agora falecido), era pai do Sr. Valtim da loja “Mil Malhas”.Então feito loteamento particular e a região tornou-se área nobre da cidade.

Bairro Padre Ibiapina, proposta do Padre Francisco Sadoc de Araújo. Foi criado pelo projeto de Lei nº 035/93 de autoria do executivo municipal na época do prefeito Dr. Ricardo Barreto. Ampliou o que já se chamava de “Bairro da Coelce”. Existe a estação de distribuição de energia Elétrica e em volta, já existiam algumas casas.

Bairro residencial, ruas largas, algumas empresas comerciais, Vinas Buffet etc. Lotes ainda desocupados. Poucos equipamentos públicos para a comunidade. É uma região abençoada: ao lado do Dom José; próximo ao Padre Palhano; junto do Cristo Redentor; nos pés da Mãe Rainha; vizinho do Domingos Olímpio e perto da Fábrica de Cimento. Tomou impulso a partir de 1996, quando padre Sadoc de Araújo construiu a Igreja da Ressurreição. Pelo Censo do IBGE em 2010, tem 2.308 habitantes. O repórter acredita que tem mais.

Equipamentos na comunidade:

O Largo Padre Ibiapina
O prefeito Leônidas Cristino construiu e inaugurou dia 28/03/2008, sexta-feira, às 19h, próximo à Igreja da Ressurreição. Conta com um pedaço de convivência com bancos, área arborizada e iluminada. No local há uma rampa em forma de espiral que dá acesso ao Santuário que possui uma imagem do Padre Ibiapina em tamanho real; painel com inserção urbanística, reforçando o espírito religioso do local. Presentes à inauguração: o bispo dom Fernando Saburido, Padre Sadoc de Araújo, Padre Jucelino e o prefeito Leônidas Cristino, além de outras autoridades e fiéis.

Praça Antonio Alfredo Parente inaugurada na sexta-feira, 23/04/2010. Fica à Rua Dr. Manoel Marinho. O cidadão homenageado era natural de Santa Quitéria-CE, mas a vida inteira em Sobral, onde teve e criou 10 filhos. Prefeito Leônidas Cristino construiu.

Rua Francisco Anastácio Cavalcante, “Chico Lampião”. A partir de 2004. Antes era a Rua Massapê, atrás da Igreja Ressurreição. Vem da Mãe Rainha em direção ao Bairro Domingos Olímpio.

Igreja da Ressurreição: 
Diferente das tradicionais em Sobral, foi construída pelo Padre Francisco Sadoc de Araújo, benta por Dom Walfrido Teixeira Vieira em 07/04/1996 criando a Paróquia do Cristo Ressuscitado. Foi a 4ª Paróquia da cidade de Sobral: 1ª Sé; 2ª Patrocínio; 3ª Nossa Senhora de Fátima. A partir dessa Igreja, foi que o Bairro desenvolveu-se. No espaço da igreja foi criado o CEPI e a Rádio Ressurreição AM 1460 kHz com a torre no Mumbaba-Massapê-CE. Reforma geral e ampliação da Igreja Ressurreição. Reinaugurada em 10 de agosto de 2013, sábado, às 19h. Padre João Bosco Arruda Linhares; o bispo Dom Odelir José Magri e o querido Padre Sadoc de Araújo.

O Santuário da Mãe Rainha
Inaugurada em 19/10/1997 construído pelo Padre Sadoc no morro do Urubu, ao lado da Igreja Ressurreição. Em 18/12/2006 foi elevado à categoria de: “Santuário Diocesano Tabor da Mãe Rainha e seu filho, Cristo Ressuscitado”. O primeiro reitor, Padre Francisco Sadoc de Araújo e o bispo Dom Antonio Fernando Saburido. É um local turístico de Sobral, que receber visitas de toda região do Ceará e estados vizinhos.

Padre Ibiapina
O Servo de Deus (em 18/02/1992 no Vaticano). Sobralense. Foi formado na 1ª turma de direito em Olinda-PE; foi Juiz de Direito; deputado geral; largou tudo e ordenou-se padre e foi ser peregrino pelo nordeste; fundou casas de caridades; construiu igrejas, açudes, cemitérios etc. (*05/08/1806... +19/02/1883).

Por Adalberto Mendes de Mesquita - Jornal Correio da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário