Área de solo bastante acidentado com algumas lagoas. Propriedade particular da família Vasconcelos. Em 1992 não existia nada, somente matagal tipo capoeira o sertão. Existia sim, um casarão (ainda existe) e funcionava uma granja de galinha do Sr. José Gerardo Vasconcelos, conhecido por: “Sr. Dedé Vasconcelos” pai do vereador de Sobral, Paulo Vasconcelos. A outra parte da propriedade era do Sr. Vicente Valter Vasconcelos (agora falecido), era pai do Sr. Valtim da loja “Mil Malhas”.Então feito loteamento particular e a região tornou-se área nobre da cidade.
Bairro Padre Ibiapina, proposta do Padre Francisco Sadoc de Araújo. Foi criado pelo projeto de Lei nº 035/93 de autoria do executivo municipal na época do prefeito Dr. Ricardo Barreto. Ampliou o que já se chamava de “Bairro da Coelce”. Existe a estação de distribuição de energia Elétrica e em volta, já existiam algumas casas.
Bairro residencial, ruas largas, algumas empresas comerciais, Vinas Buffet etc. Lotes ainda desocupados. Poucos equipamentos públicos para a comunidade. É uma região abençoada: ao lado do Dom José; próximo ao Padre Palhano; junto do Cristo Redentor; nos pés da Mãe Rainha; vizinho do Domingos Olímpio e perto da Fábrica de Cimento. Tomou impulso a partir de 1996, quando padre Sadoc de Araújo construiu a Igreja da Ressurreição. Pelo Censo do IBGE em 2010, tem 2.308 habitantes. O repórter acredita que tem mais.
Equipamentos na comunidade:
O Largo Padre Ibiapina
O prefeito Leônidas Cristino construiu e inaugurou dia 28/03/2008, sexta-feira, às 19h, próximo à Igreja da Ressurreição. Conta com um pedaço de convivência com bancos, área arborizada e iluminada. No local há uma rampa em forma de espiral que dá acesso ao Santuário que possui uma imagem do Padre Ibiapina em tamanho real; painel com inserção urbanística, reforçando o espírito religioso do local. Presentes à inauguração: o bispo dom Fernando Saburido, Padre Sadoc de Araújo, Padre Jucelino e o prefeito Leônidas Cristino, além de outras autoridades e fiéis.
Praça Antonio Alfredo Parente inaugurada na sexta-feira, 23/04/2010. Fica à Rua Dr. Manoel Marinho. O cidadão homenageado era natural de Santa Quitéria-CE, mas a vida inteira em Sobral, onde teve e criou 10 filhos. Prefeito Leônidas Cristino construiu.
Rua Francisco Anastácio Cavalcante, “Chico Lampião”. A partir de 2004. Antes era a Rua Massapê, atrás da Igreja Ressurreição. Vem da Mãe Rainha em direção ao Bairro Domingos Olímpio.
Igreja da Ressurreição:
Diferente das tradicionais em Sobral, foi construída pelo Padre Francisco Sadoc de Araújo, benta por Dom Walfrido Teixeira Vieira em 07/04/1996 criando a Paróquia do Cristo Ressuscitado. Foi a 4ª Paróquia da cidade de Sobral: 1ª Sé; 2ª Patrocínio; 3ª Nossa Senhora de Fátima. A partir dessa Igreja, foi que o Bairro desenvolveu-se. No espaço da igreja foi criado o CEPI e a Rádio Ressurreição AM 1460 kHz com a torre no Mumbaba-Massapê-CE. Reforma geral e ampliação da Igreja Ressurreição. Reinaugurada em 10 de agosto de 2013, sábado, às 19h. Padre João Bosco Arruda Linhares; o bispo Dom Odelir José Magri e o querido Padre Sadoc de Araújo.
O Santuário da Mãe Rainha
Inaugurada em 19/10/1997 construído pelo Padre Sadoc no morro do Urubu, ao lado da Igreja Ressurreição. Em 18/12/2006 foi elevado à categoria de: “Santuário Diocesano Tabor da Mãe Rainha e seu filho, Cristo Ressuscitado”. O primeiro reitor, Padre Francisco Sadoc de Araújo e o bispo Dom Antonio Fernando Saburido. É um local turístico de Sobral, que receber visitas de toda região do Ceará e estados vizinhos.
Padre Ibiapina
O Servo de Deus (em 18/02/1992 no Vaticano). Sobralense. Foi formado na 1ª turma de direito em Olinda-PE; foi Juiz de Direito; deputado geral; largou tudo e ordenou-se padre e foi ser peregrino pelo nordeste; fundou casas de caridades; construiu igrejas, açudes, cemitérios etc. (*05/08/1806... +19/02/1883).
Por Adalberto Mendes de Mesquita - Jornal Correio da Semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário