Um programa voltado para a internacionalização de pequenos negócios. Assim é o Programa de Voluntariado Internacional da IBM, considerado de grande importância para as micro e pequenas empresas que querem investir numa atuação globalizada. Assim, o programa chega ao Ceará a partir de uma parceria com o Sebrae local e outras três instituições.
Esses voluntários irão desenvolver um projeto proposto pela própria Instituição, num período de 25 dias. Para o início dos trabalhos, foi realizada uma abertura oficial de apresentação das Instituições que aconteceu no auditório do Sebrae Ceará.
A mesa redonda contou com a participação de especialistas da STDS, Sebrae Ceará, Instituto Iteva e Instituto Aliança, com a moderação de um representante da IBM Brasil. Juntos eles trataram de temas como “Empregabilidade no Ceará, trabalho formal”, a cargo do secretário Josbertini Clementino, da STDS; sobre “Empreendedorismo no Ceará, a situação das MPEs”, sob a responsabilidade do diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto; “Empreendedorismo juvenil no Ceará”, a cargo de Fábio Beneduce, do ITEVA, e “Empregabilidade Juvenil no Ceará”, com Eveline Correa, do Instituto Aliança.
O Programa prevê que ao final do período de consultoria, a equipe da IBM poderá apresentar um relatório que vise identificar instrumentos e políticas de apoio técnico e financeiro que possam contribuir para uma inserção competitiva de empresas no mercado. Deverão ser propostas linhas de ação bem como sugestões de gestão organizacional, levando-se em consideração as questões atuação no mercado estrangeiro, planejamento estratégico, documentações necessárias e entidades parceiras.
Fonte: Sebrae/CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário