quarta-feira, 6 de maio de 2015

Termina dia 22 de maio prazo para criação de novos jardins botânicos



O Sistema Nacional de Registro de Jardins Botânicos (SNRJB), ligado ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), está recebendo, de entidades interessadas, a documentação necessária para registro e enquadramento nessa categoria de instituição. O prazo termina em 22 de maio deste ano e leva em consideração os critérios definidos pela Resolução Conama nº 339/2003 que “dispõe sobre a criação, normatização e o funcionamento dos jardins botânicos, e dá outras providências”.

A documentação a ser apresentada precisa seguir as diretrizes do Manual de Orientação para Solicitação de Registro de Enquadramento de Jardins Botânicos. A postagem nos Correios deve ser endereçada a Luís Felipe Leal Esteves, Diretoria de Pesquisas da Secretaria do SNRJB, Rua Pacheco Leão, 915, Bairro Jardim Botânico, CEP: 22460-030, Rio de Janeiro (RJ). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail:snrjb@jbrj.gov.br ou pelos telefones 21 3204-2071 (Luís Felipe) e 21 3204-2087 (Maria Lúcia).

SAIBA MAIS

DE ACORDO: com a pesquisadora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Tânia Sampaio Pereira, para ser um jardim botânico ideal, seus administradores e técnicos devem estabelecer e declarar, por escrito, a missão institucional, guia de planejamento de políticas atuais e futuras, razão de existir do jardim botânico.

O PLANEJAMENTO: leva em consideração a paisagem local, com situação geográfica específica, condições especiais de relevo, cursos d’água naturais e artificiais, tamanho e localização, se urbano ou rural.

DEVE PREVER: os cursos d’água subterrâneos, canais vicinais e tubulações de águas pluviais antes da pavimentação, edificações e canteiros, entre outros aspectos.

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário