Dizem por aí que os cearenses vão dominar o mundo. Seja pela criatividade, bom-humor ou inteligência, é fato que os cabeças chatas sempre se destacam em diversas partes do mundo. Essa máxima se aplica novamente, dessa vez em relação a pesquisa científica. Vinte professores da Universidade Federal do Ceará(UFC) têm suas referências bibliográficas na lista das pesquisas mais citadas em artigos científicos brasileiros.
O dado é do Ranking Web of Universities, levantamento feito na primeira semana de fevereiro, a partir do banco de dados do Google Acadêmico (Google Scholar). Esse censo é feito com as informações fornecidas pelo pesquisador em seu perfil público, por isso o pesquisador deve manter as informações de seu perfil atualizadas. A lista consiste em 3 mil perfis, apresentados em ordem decrescente pelo h-index (métrica utilizada para medir o impacto e a repercussão das pesquisas na internet) e pelo número de citações como segundo critério.
Física no topo
Dos 20 professores da UFC com maior h-index, 11 são do Departamento de Física e três do Departamento de Engenharia Química. Todavia esse número poderia ser ainda maior, pois a base do Google Acadêmico é feita por adesão, ou seja, vários pesquisadores que poderiam estar na lista não estão porque eles não fizeram o perfil. Depois desse ranking e pelo aumento crescente do uso do Google Scholar, a tendência é que mais pesquisadores façam adesão à essa base de dados.
Fonte: Tribuna do Ceará
Fonte: Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário