O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 terá 7.746.057 participantes. O número é inferior ao ano passado, quando 8,7 milhões participaram do exame. Esta é a primeira queda registrada desde 2009.
As provas do Enem acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro a partir das 13h30. Os portões serão fechados meia hora antes do início do exame. A edição deste ano já havia apresentado queda de 10,67% no número de inscrições. No total, foram 8,4 milhões de inscritos. Na época, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeito, atribuiu a queda à nova regra que impede faltantes de terem isenção do pagamento em futuras edições do Enem.
O Enem é utilizado como critério de seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), via de acesso a 115 intituições públicas do país. Além disso, o exame também é necessário para os candidatos que quiserem se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
De acordo com o Ministério da Educação, na edição de 2015 a proporção de pagantes aumentou de 32,4% para 40,2%. E os inscritos que têm gratuidade automática por serem concluintes do ensino médio em escola pública passaram de 15% para 15,9%.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário