O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 1 de novembro e honra todos os santos, mártires e cristãos heroicos celebrados ao longo do ano.
Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro.
Tradições do Dia de Todos os Santos
Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia 1 de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas campas. Antes da visita ao cemitérios realizam-se missas nas paróquias. Depois da missa realiza-se uma procissão até ao cemitério.
No dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos-os-Santos, existe a crença de que as almas dos mortos descem à terra nos locais de nascimento. À noite festeja-se o Dia das Bruxas ou Halloween (nome pelo qual é conhecida a noite das bruxas a nível mundial).
Feriado de Todos os Santos
O Dia de Todos os Santos deixou de ser um feriado nacional em 2013, estando congelado até 2018, ano em que o Governo reajustará as condições do acordo com a Santa Sé sobre os feriados religiosos. Os partidos políticos têm discutido no Parlamento a possibilidade de restituir este feriado católico antes de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário